04/10/2019 às 13h03min - Atualizada em 04/10/2019 às 13h03min

Prefeitura de Americana denuncia poluição do ar ao Ministério Público

Administração pede averiguação quanto aos indícios de poluição pela empresa Suzano S/A

Beto Silva

 
A Prefeitura de Americana encaminhou, no dia 26 de setembro, uma representação ao promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Americana, Ivan Carneiro Castanheiro, solicitando a averiguação quanto aos indícios de poluição atmosférica por parte da empresa Suzano S/A Papel e Celulose.
 
A representação se baseia em uma série de boletins de ocorrência lavrados pelo GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Gama (Guarda Municipal de Americana) entre os meses de abril e setembro de 2019, com a comunicação de poluição atmosférica, com relatos de populares, moradores do entorno da planta.
 
Entre os relatos registrados, está a emissão diária de mau cheiro e forte odor lançados no ar, com potencial de danos à saúde pública e criando danos à atividade daquelas comunidades. Nos boletins de ocorrência registrados pela Gama, os patrulheiros chegaram a constatar in loco problemas relatados na região de Carioba.
 

O secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri, destacou a necessidade de se encontrar uma solução imediata para o problema. “Temos tido muitas reclamações dos munícipes quanto ao insuportável odor exalado pelas chaminés da fábrica, o qual chega a causar ardência nos olhos. Deixou de ser um fato isolado e é algo que tem ocorrido com frequência”, explicou.
 
O pedido de providências, segundo Niuri, foi feito diretamente pelo chefe do Poder Executivo, uma vez que é preciso buscar uma solução imediata para a questão. “Impensável que nos dias atuais precisemos suportar tamanho incômodo. O prefeito Omar Najar tem solicitado providências para que se faça cessar essa nefasta e insuportável situação”, completou o secretário.
 
O documento foi encaminhado ao promotor de Justiça e, agora, o Executivo aguarda um posicionamento.

Outro lado 

Em nota enviada à redação, a Suzano informou que não foi notificada a respeito da representação. 'No aguardo de tais informações, a empresa reafirma seu compromisso com as melhores práticas operacionais e ambientais', afirmou.  


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018