04/10/2019 às 09h24min - Atualizada em 04/10/2019 às 09h24min

Final de semana terá pancadas de chuvas na Região

Mesmo com chuva temperaturas se mantêm altas nos próximos dias

Beto Silva

Apesar das altas temperaturas registradas nos últimos dias, está prevista uma pancada de chuva para o próximo final de semana na região, conforme prevê o CMP (Centro de Meteorologia Paulista). Mesmo com a rápida chuva prevista, as temperaturas, no entanto, devem permanecer altas, chegando em até 38°C. 

De acordo com graduando em gestão meteorológica, Rodrigo Possebom, outubro se torna um mês atípico em matéria de chuvas. Segundo ele, com relação aos outros anos, o mês é bastante seco e a previsão apresentou que seria muito quente. “As temperaturas estão acima da normalidade até o momento, mas a cada ano, as temperaturas estão cada vez mais altas!”, observou. 

“Houve uma chuva no final de setembro e agora voltou a esquentar novamente, 37°C, 38°C, a passagem de um sistema no fim de semana com o ar refrescando um pouco e depois novamente mais ondas de calor que devem ser mantidas no mês de outubro”, afirmou. 

O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) confirma a previsão de chuvas para final de semana, principalmente no domingo. “Mudanças importantes com chuvas fortes no domingo e até lá, possíveis pancadas isoladas e muito calor”, destacou a pesquisadora Ana Ávila. 

A previsão é que depois da frente fria no fim de semana, outras ondas de calor devam chegar à região. Segundo Possebom, o calor atinge quase todo o país e é um fator que agrava todo o território, que está com aquecimento acima da normalidade e com tempo seco. “Os ventos que soprarão do centro do país trazem o ar cada vez mais quente e seco, isso agrava a respiração, a qualidade do ar, traz um ar mais poluído e essa situação está prevista pelo menos para os próximos cinco dias: muito calor e depois um sistema rápido, com outra onda de calor em seguida, finalizando um mês bem quente”, afirmou Possebom.

 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »