18/09/2019 às 18h00min - Atualizada em 18/09/2019 às 18h00min

Equipes de socorro e emergência atuaram no rompimento da barragem de Salto Grande

Ação realizada nesta quarta-feira envolveu cerca de 300 profissionais e voluntários

Da Redação

O exercício simulado de iminência de ruptura da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Americana, localizada no reservatório da região do Salto Grande, foi realizado com êxito na manhã desta quarta-feira (18), envolvendo cerca de 300 profissionais e voluntários. A ação foi organizada pelas Defesas Civis de Americana, Limeira, Campinas e São Paulo, CPFL Renováveis, e órgãos que prestam socorro, como Corpo de Bombeiros, 192 Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, entre outros. No encerramento do treinamento, a coordenadora da Defesa Civil de Americana, Marli Rodrigues Kiriyama, entregou o Plano de Contingência do município.

“O treinamento foi realizado com sucesso e finalizamos, desta maneira, o nosso Plano de Contingência de Americana, tão importante para que o município possa estar preparado e com um planejamento alinhado entre todos os órgãos envolvidos. Agradecemos a todos os profissionais e voluntários que participaram da ação, resultando no sucesso do exercício. Nesse simulado, com a evacuação dos funcionários da área das Fábricas de Carioba, ETE DAE, nós tivemos também o simulado do Corpo de Bombeiros e também da equipe do 192 de Americana. Quero agradecer imensamente o trabalho deles, por fazerem em tempo real o resgate das vítimas ilhadas", disse Marli.

Paralelamente à ação, foi realizado também o 2º Exercício de Comunicação de Alerta de Rompimento, envolvendo os municípios de Americana, Campinas, Jaguariúna, Pedreira, Limeira, Piracicaba, Iracemápolis, Santa Bárbara D’ Oeste e São Pedro.

A Capitã Cíntia Oliveira, da Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual, ressaltou a importância do simulado para o treinamento das equipes de resgate, de apoio e dos moradores e funcionários da região.
“Hoje realizamos um exercício simulado importantíssimo que é fruto da integração das ações da CPFL Renováveis, que é o empreendedor, com o sistema municipal de Defesa Civil dos municípios que estão dentro da zona de impacto de uma possível emergência na barragem do Salto Grande. Treinamos a comunicação dos nove municípios e, especialmente, treinamos a evacuação em Americana e Limeira, que estão na zona de auto salvamento, mais próxima à barragem onde a população tem que saber se proteger", destacou.

O gerente de engenharia da CPFL Renováveis, Bruno Monte, avaliou positivamente o simulado realizado e disse que a barragem é segura. “Concluímos o simulado de emergência da PCH de Americana, foi realizado com êxito, e ficamos bastante satisfeitos com a conclusão do trabalho. Com relação à usina Americana, é uma barragem segura, está classificada na  Agência Nacional de Energia Elétrica na categoria de risco B, com todas as condições de segurança.”  

O treinamento das equipes de socorro, de empresas e dos moradores da região será realizado anualmente, conforme prevê a lei nº 12.334/09/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergência (PAE).

O trabalho de treinamento contou com a participação do 2º tenente PM Tiago Luiz Lourençon, diretor do Núcleo de Análise de Risco da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Francisco Alves, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Artesp - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, entre outros apoiadores.
 
Realizaram o simulado as Defesas Civis de Americana e Limeira, CPFL Renováveis, Defesa Civil Regional de Campinas, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, SAMU 192, Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Saúde, Ação Social e Desenvolvimento Humano, Habitação, Planejamento, Cultura e Turismo, Governo, Gabinete do Prefeito, Centro de Operações Especiais (COE), Rumo Logística, Autoban, Tiro de Guerra, Guarda Municipal de Americana, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Departamento de Água e Esgoto, Unidade de Transportes e Sistema Viário, Vigilância em Saúde, e outros órgãos e autoridades da região.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »