03/09/2019 às 10h08min - Atualizada em 03/09/2019 às 10h08min

CPFL inicia retirada de aguapés da represa do Salto Grande em Americana

Início do trabalho foi acompanhado pelo prefeito e secretário de Meio Ambiente

Beto Silva
Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Americana

 
A CPFL iniciou nesta segunda-feira (2) a terceira etapa de retirada dos aguapés da represa de Salto Grande, na Praia dos Namorados, em Americana. Atualmente, a empresa faz 170 viagens de caminhão por dia com as plantas removidas e o objetivo dessa  frente é priorizar a orla da represa e os espaços utilizados pela população. 
 
O início dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito OMar Najar (MDB) e pelo secretário de Maio Ambiente do município, Odair Dias. O secretário  falou sobre as ações feitas e a participação de terceiros nos projetos voltados à represa. “É importante salientar que essa operação é muito edificante, vai mudar bastante a situação das praias Azul e dos Namorados e é uma solicitação do prefeito, desde o início do seu mandato. Temos que ressaltar também a necessidade da elevação de qualidade de tratamento de esgoto das cidades que estão a montante, já que das 18 acima de Americana, 11 ainda despejam o esgoto da nossa represa. Estamos batalhando com Assembleia Legislativa, o Governo Federal e Estadual e órgãos fiscalizadores para resolver o quanto antes este problema”, disse. 
 
Após serem retirados, os aguapés passam pelo processo de desidratação e podem ser utilizados como adubo, conforme especificações técnicas e laudos apresentados. 
“Estamos fazendo as atividades desde outubro de 2018 e, desde então, já foram retiradas 210 piscinas semi-olímpicas de macrófitas. Essa é a terceira frente de remoção e deve ser concluída em 30 dias”, disse engenheiro de meio ambiente da CPFL Renováveis, Daniel Daibert.
 
O prefeito Omar acompanhou as atividades e enalteceu os trabalhos feitos pela CPFL. “Viemos verificar e espero que isso alivie essa situação que víamos nas praias. Agradeço a parceria com a CPFL e é trabalho demorado, que requer paciência. Mas os representantes de outras cidades devem participar, pedimos que o Ministério Público resolva esse problema com as cidades. Americana não pode continuar sendo penalizada”, afirmou. 
 
O secretário de Meio Ambiente afirmou ainda que há chance da população frequentar a orla das praias, porém é preciso solucionar a questão da balneabilidade para utilizar as águas para banho e atividades esportivas.
 
Estiveram presentes na visita o especialista em relações institucionais da empresa, Sebastião Arcanjo, o empresário e ex-deputado estadual, Chico Sardelli; o vereador de Americana, Thiago Martins e representantes de grupos e órgãos ambientais de Americana. 
Notícias Relacionadas »
Comentários »