29/08/2019 às 14h49min - Atualizada em 29/08/2019 às 14h49min

Fortes chuvas podem atingir a Região no domingo

Há chances de temporais entre o domingo e a segunda-feira

Beto Silva

No próximo domingo, primeiro dia de setembro, uma frente fria vai avançar rapidamente pelo Estado de São Paulo e estimular a formação de áreas de instabilidade. Com isso, o tempo vais mudar, conforme informações do Climatempo. Segundo o órgão,  as nuvens aumentam já pela manhã no oeste e centro-sul palista, incluindo a capital, e pode chover a qualquer hora do dia. 

De forma geral, não são esperados volumes muito elevados. Nas demais áreas do Estado as pancadas de chuva devem ter início a partir da tarde. Por causa desse excesso de nuvens,a temperatura diminui.


De acordo com o graduando em gestão ambiental do CMP (Centro de Meteorologia Paulista), Rodrigo Possebom, há chances de temporais na região entre domingo e segunda-feira (2).  "Sem contar que é um sistema forte esse e pode chegar a ter ventos, descargas elétricas e pontos casuais de granizo no Estado", afirmou. 


Agosto sem chuvas 
 

Na sexta-feira (30) e no sábado (31) a temperatura vai continuar em elevação por todo o Estado se a sensação de calor aumenta. O ar continua muito seco e inibe a formação de nuvens carregadas. Portanto, até sábado, o último dia do mês de agosto, não tem mais previsão de chuva. 

Agosto, historicamente, é o mês que tem menos chuva em São Paulo. A média climatológica é de apenas 36 mm. Porém neste mês choveu apenas 3 mm aproximadamente na capital e como não tem mais previsão de chuva até dia 31 de agosto, já podemos dizer que agosto vai terminar com chuva cerca de 90% abaixo da média histórica. 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »