29/08/2019 às 08h53min - Atualizada em 29/08/2019 às 08h53min

Choque entre microônibus e caminhão com gás tóxico mobiliza Bombeiros de S.Bárbara e Americana

Corporação fez treinamento envolvendo produto químico nesta quarta-feira

Beto Silva
Fotos: Corpo de Bombeiros
Equipes do Corpo de Bombeiros de Americana e Santa Bárbara d'Oeste participaram, nesta quarta-feira (28), de um acidente simulado envolvendo produto químico “amônia” (gás incolor, toxico e corrosivo na presença de umidade) e 13 vítimas, em uma empresa da região de Americana.

Segundo os Bombeiros, o exercício não trouxe prejuízo ao atendimento das ocorrências das cidades. A atividade foi  iniciativa do Corpo de Bombeiros das duas cidades bem como empresas voluntárias do PAM (Plano de Auxilio Mútuo) e contou com a presença de mais de 45 bombeiros militares e também de brigadistas e socorridas das empresas participantes do PAM.

A integração das empresas com o Corpo de Bombeiros em ocorrências de gravidade, busca diminuir o tempo resposta para sanar o problema e conter o risco.

Os Bombeiros informaram que reuniões e treinamentos como este possibilitam a união de recursos como no incêndio do supermercado da rede Walmart, ocorrido em fevereiro de 2017.
 
A simulação

No caso hipotético desta quarta-feira,  um micro-ônibus colidiu com um caminhão que carregava o produto químico, uma vez identificado a gravidade da ocorrência e o produto químico, a primeira equipe do Corpo de Bombeiros solicita apoio, informando com detalhes a ocorrência, esse apoio se dá por meio de outros bombeiros que estão de prontidão e também bombeiros de folga, por meio do plano de emergência interno, aciona-se também empresas que podem dar um suporte na ocorrência em tela.

A equipe A do Corpo de Bombeiros, neutralizam o produto para que a equipe B possa adentrar a área quente e resgatar as vítimas, essas vítimas por sua vez são entregues a equipe C que fazem a descontaminação das pessoas, onde são separadas de acordo com sua gravidade pela equipe D e socorridas ao hospital previamente informados.

Treinamentos fazem parte da rotina diária dos Bombeiros de Prontidão, buscando aperfeiçoamento e principalmente excelência no atendimento, preservando sempre que possível a vida, o meio ambiente e o patrimônio.
Notícias Relacionadas »
Comentários »