17/08/2019 às 15h36min - Atualizada em 17/08/2019 às 15h36min

Professora da FAM dá dicas para montar um currículo de sucesso

Patrícia Santos esteve no Emprega FAM neste sábado e dá dicas de como fugir dos erros comuns encontrados em currículos e que podem atrapalhar as contratações.

Da Redação
Patrícia Santos é professora dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos da FAM
Na hora de montar um currículo, muitas dúvidas surgem. Além disso, existe ainda a insegurança do candidato, que teme que alguma informação no documento possa atrapalhar a contratação.

Por esse motivo, o Portal Atualidade conversou com a Professora dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos da FAM (Faculdade de Americana), Patrícia Santos e levantou os principais itens que um bom currículo deve ter.
 

Segundo Patrícia, o mais importante é que os dados cadastrais estejam corretos e atualizados. Ela explica que muitos candidatos por vezes acabam perdendo uma oportunidade, porque a recrutadora não consegue entrar em contato com o interessado, pois o número do telefone está incorreto por exemplo. “Nesse época de crise, muitas pessoas que estavam há dez anos em uma empresa, são mandadas embora. Nesse período elas param de olhar o currículo, não atualizaram. Depois acabam mandando esses mesmos currículos as recrutadoras. Existem ainda aqueles com dados errados, são os erros mais comuns que as pessoas cometem com frequência”, relata a professora.

Um outro erro muito comum na hora de montar o currículo é no momento de preencher o objetivo. Patrícia explica que este campo deve ser completado para um único cargo ou uma única área de atuação. “Eu não posso colocar nos objetivos que eu quero ser recepcionista, auxiliar administrativa e serviços gerais. Não é o ideal eu colocar tudo isso dentro de um currículo”, afirma Patrícia.

Outra questão que deve ser abolida são as mentiras. “Se você não tem o curso, o idioma, não coloque. O importante é que a pessoa busque a capacitação, se no momento ela não tem, não deve colocar mentira no currículo”, afirma ela.


Por fim, um layout inovador também pode ajudar. A professora diz que há muitos sites na internet que dão dicas de formatação. Com as ferramentas certas, o currículo pode se tornar diferenciando, ficando mais atrativo visualmente para as empresas recrutadoras.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »