09/08/2019 às 12h24min - Atualizada em 09/08/2019 às 12h24min

Dr. José propõe casa de apoio a barbarenses em Barretos

Local vai acolher pacientes em tratamento no Hospital de Amor

Da Redação

O vereador de Santa Bárbara d'Oeste, José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), protocolou uma moção de apelo à Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito Denis Andia para criação de Casa de Apoio e Vivência em Barretos (SP).

Segundo a proposta do tucano, o local deve ser utilizado para acolhimento de pacientes barbarenses com câncer em tratamento junto ao Hospital de Amor e poderia ser mantida pelo município com recursos públicos ou por meio de parceria com a iniciativa privada ou com o terceiro setor.

 

Na moção, Dr. José destaca que o câncer é uma doença que causa enorme fragilidade e desconforto aos pacientes e ressalta que, em muitos casos, as pessoas não estão preparadas psicologicamente quando a doença surge. “Tudo se torna mais difícil quando o tratamento é longe de casa e não há onde ficar, sem amparo social e psicológico por parte do Município”, afirmou o vereador, ressaltando que este cenário é o enfrentado por muitos barbarenses que realizam o tratamento no Hospital de Amor em Barretos e são obrigados, em alguns casos, e viajar mais de uma vez por semana até o Município, localizado a mais de 300 quilômetros de distância de Santa Bárbara d’Oeste.  

“Além do fato dessas viagens deixarem os pacientes ainda mais debilitados, elas oneram o orçamento familiar com gastos com alimentação, acompanhante e hospedagem”, disse Dr. José. O vereador ressaltando, ainda, que a Casa de Apoio e Vivência poderia proporcionar alimentação, conforto, assim como a troca de experiências entre os pacientes, fortalecendo o ser humano em um momento de tanta fragilidade.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018