06/08/2019 às 19h15min - Atualizada em 06/08/2019 às 19h15min

Câmara inicia discussão em segundo turno da reforma da Previdência

Antes do recesso, proposta foi aprovada em primeiro turno com 379 votos favoráveis

Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados começou há pouco a discussão em segundo turno da proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19). Assim como na votação em primeiro turno, serão necessários 308 votos para que a matéria seja aprovada e enviada ao Senado, onde também será analisada em dois turnos de votação. Antes do recesso, os parlamentares aprovaram a proposta em primeiro turno com 379 votos favoráveis.

A oposição ainda tenta modificar trechos da proposta e já anunciou que apresentará os nove destaques a que tem direito para tentar retirar pelo menos quatro itens do texto da reforma. Estão no foco de partidos da oposição a retirada de trechos como a pensão para mulheres, aposentadorias especiais, pensão por morte e as regras de transição.

Parlamentares da oposição também anunciaram que usarão do chamado “kit obstrução”, conjunto de instrumentos regimentais que podem atrasar ou mesmo adiar a votação.

Após a fase de discussão, os deputados passarão à votação do texto-base e, em seguida, analisarão os destaques - propostas para modificar a redação da PEC. A expectativa do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), é encerrar a votação matéria na Casa até quarta-feira (7).


Notícias Relacionadas »
Comentários »