01/08/2019 às 09h02min - Atualizada em 01/08/2019 às 09h02min

Procon de Americana fornece ferramenta para bloqueio de telemarketing

Consumidor deve cadastrar o número telefônico no site, fixo ou móvel e após 30 dias, empresas são bloqueadas

Da Redação
Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Americana


O Procon de Americana, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, disponibiliza aos consumidores a ferramenta “bloqueio de telemarketing”, no site http://www.americana.sp.gov.br/portal_procon/.

O consumidor deve cadastrar o número telefônico no site, fixo ou móvel e após 30 dias, as empresas ficam proibidas de fazer ligações telefônicas de telemarketing.

A medida faz parte da lei estadual 13.226/2008, que prevê que o cidadão paulista que não quer receber essas ligações pode fazer sua inscrição em um cadastro específico para evitá-las.

“Precisamos orientar os consumidores para que façam uso desta ferramenta e caso seja descumprida a lei, para que procurem o Procon, já que acarretaria em multa para a empresa em questão”, explicou o secretário de Negócios Jurídicos, Alex Niuri.

De acordo com a Fundação Procon-SP, desde que a lei entrou em vigor (2009), mais de dois milhões de consumidores registraram os seus números telefônicos para não receberem chamadas de telemarketing e cerca de 100 mil registraram denúncia de desrespeito por parte de empresas.

A Fundação divulgou as empresas que mais desrespeitam o aviso de bloqueio, nos quatro primeiros meses de 2019, são elas: Vivo; Net; Tim; Doutor de Todos; Claro; Sky; Oi; Itaú; Banco BMG; e Santander. O órgão estadual aplicou R$ 12.869.863,42 em multas, no total, a essas empresas.

O Procon de Americana fica localizado no paço municipal, na Avenida Brasil, nº 85, Centro. O órgão fica aberto das 9h às 16h.

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018