15/07/2019 às 02h59min - Atualizada em 15/07/2019 às 02h59min

OMA abre na terça-feira para observação do eclipse parcial da Lua

Ao contrário de outros eventos astronômicos, os eclipses são melhor observados a olho nu

Da Redação
Divulgação/Prefeitura de Americana
O Observatório Municipal de Americana (OMA) abrirá ao público, nesta terça-feira (16), para observação do eclipse parcial da Lua, que será visível em várias partes do Brasil. O local estará aberto das 17 às 20h30. “Quando a Lua nascer no horizonte leste, às 17h35, ela já estará eclipsada”, explicou o astrônomo Carlos Andrade.

“Se o clima colaborar, além do telescópio principal outros dois equipamentos menores serão utilizados no deck de observação. Importante salientar, porém, que ao contrário de outros eventos astronômicos, os eclipses são melhor observados a olho nu, e não por meio de instrumentos ópticos, que na maioria das vezes possuem campo visual muito pequeno”, disse.
 
“Ao observar a sombra da Terra na Lua convém lembrar que ela se desloca a razão de 1km/s. Sendo parcial, significa que a Lua não entrará completamente no cone de sombra que a Terra projeta no espaço, o que ocorre quando o eclipse é total, como aconteceu neste ano em 21 de janeiro. O próximo eclipse total da Lua a ser observado em nossa região está marcado para o dia 16 de maio de 2022”, afirmou Andrade.


“Por fim, é importante informar aqueles que não puderem ir ao Observatório, que o eclipse poderá ser visto de qualquer ponto da cidade. Belas fotografias da fase parcial poderão ser obtidas com câmeras digitais. Os pais devem chamar atenção das crianças por volta das 17h35, momento do nascer da Lua, a Leste, para observarem um lindo espetáculo, que com certeza irá fazer parte das suas inesquecíveis experiências da vida”, conclui o astrônomo Carlos Andrade.
 
A entrada ao OMA é gratuita e deve ser feita pelo portão principal do Jardim Botânico. É proibido o acesso de crianças menores de 5 anos à cúpula do Observatório.

Notícias Relacionadas »
Comentários »