16/05/2017 às 10h32min - Atualizada em 16/05/2017 às 10h32min

Vendas no Dia das Mães registra crescimento de 2% nas vendas, diz Serasa Experian

Na região o cenário foi diferente mantendo o mesmo patamar de 2016

Redação
INTERNET
As vendas na semana do Dia das Mães cresceram 2% neste ano, segundo o indicador de Atividade do Comércio, da empresa de consultoria Serasa Experian. A avaliação foi feita no período de 8 a 15 de maio, em relação ao mesmo período de 2016, quando houve queda de 8,4% nas vendas. O resultado deste ano é o primeiro com variação positiva desde 2014.Para economistas da Serasa Experian, o crescimento é explicado pela redução da inflação, a queda do juros e a entrada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na economia.

Nas cidades da nossa região o cenário foi diferente, sem aumento nas vendas. Em Americana, segundo dados da ACIA – Associação Comercial e Industrial, a segunda data comemorativa mais importante do ano para o comércio mantece a mesma média de vendas do ano passado. Comerciantes da área central e das distritais da entidade relataram que se vendeu mais vestuário e calçados, enquanto eletrodomésticos e portáteis registraram queda.

“Algumas lojas tiveram crescimento nas vendas, outras registraram queda. Então, na média, o volume de vendas deste ano foi o mesmo do ano passado, algo que já era esperado, devido ao momento de recuperação da economia. Nós estimávamos um crescimento tímido, o que não se concretizou. Nossa pesquisa levantou que o ticket médio das vendas girou em torno de R$ 100 e que os consumidores preferiram presentear com roupas e calçados, ao invés de eletrodomésticos”, comentou o presidente da entidade, Dimas Zulian.

Em Santa Bárbara d’ Oeste também não houve acréscimo nas vendas mantendo o mesmo patamar de 2016. A expectativa do presidente da Acisb, Roberto Bonamin era registrar um aumento de 3%, o que não aconteceu diante da crise econômica que o país enfrenta e o índice de desemprego ainda intimidam os consumidores. “Não tivemos destaque em nenhum segmento, os setores de vestuário, calçados, eletrônicos e flores registraram o mesmo índice do ano passado. Eles ainda têm cautela para gastar”, afirmou.

Os valores dos presentes ficaram em média de R$ 60,00. “Os filhos não deixaram de comprar, mas o investimento foi abaixo do ano passado. Os itens considerados “lembrancinhas” na faixa de 50 e 60 reais foram a maioria nesse dia das Mães”, destacou.

Dia dos Namorados
O comércio de Americana e Santa Bárbara se preparam agora para o Dia dos Namorados, em 12 de junho. Para a data, as lojas funcionarão em horário especial no sábado, dia 10 de junho, das 9h às 18h.


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018