31/05/2019 às 10h56min - Atualizada em 31/05/2019 às 10h56min

As tradicionais Festas Juninas começam nesse final de semana em Americana

As festas devem reunir cerca de 50 mil pessoas no total.

Prefeitura de Americana
Foto: Divulgação – Paulo Freire
As dez Escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Americana se movimentam para as Festas Juninas que começam neste final de semana e terminam no dia 8 de junho. As festas devem reunir cerca de 50 mil pessoas no total.

A Emef Paulo Freire, do bairro Parque Novo Mundo, fará sua festa neste sábado (1º), a partir das 16h. "Nunca é uma festa pela festa. É um projeto que finaliza com este evento, mobilizando todos os setores da escola, alunos e comunidade. Cada escola prepara uma temática e a desenvolve para ser apresentada na festa junina", disse a secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, que vai acompanhar as festas juninas.
 
Este ano, a escola Paulo Freire comemora 20 anos e as danças irão representar os eventos mais importantes que aconteceram durante todos esses anos: Copinha de Futsal, Passeio Ciclístico, Olimpíada de Matemática, Leitura Silenciosa, Mostra Cultural e a Festa Junina. O JEM (Jogos Escolares do Município) também será representado, pois foi um projeto que por 19 anos mobilizou os alunos.

As apresentações na Emef Paulo Freire devem mobilizar cerca de 700 alunos que têm se dedicado aos ensaios desde o início do mês. Os estudantes ensaiaram com as professoras de educação física, Andréa, Marydalva e Morgana. "Nosso objetivo com a festa junina é integrar a comunidade e resgatar a história de nossa escola com a linguagem corporal típica de festa junina", disse a diretora da Emef, Cidinha Marques.


"Contaremos toda nossa trajetória desses 20 anos com música e coreografias sobre tudo que desenvolvemos em nossa unidade. Foram momentos de leitura, estudo, jogos, passeio ciclístico, familiares, excursões pedagógicas, copinha, nossa premiação de OBMEP, OBA, OBMEF, Salão do Humor.

Todas estas atividades fizeram a diferença na vida de nossos alunos. Nosso patrono Paulo Freire é o nosso grande exemplo", afirmou Cidinha.

Segundo a diretora, o objetivo da escola sempre foi manter vivo o propósito de educar. "Com a competência de nossos professores, uma equipe de apoio atuante, nossa unidade escolar tornou-se grandiosa nessa missão de formar pessoas. Todo esse trabalho faz com que a comunidade confie em nossos projetos", finalizou a diretora, que espera a presença de 5 mil pessoas no evento deste sábado.
 
Serviço:
Atrações para a comunidade na Festa Junina
Bebidas: água, guaraná, coca-cola e suco.
Comidas: pastel, cachorro-quente, frango frito, cuscuz, milho-verde, castanha, churrasco, doces, churros, tapioca.
Brincadeiras: frango na panela, pesca na água, pesca na areia, caixa surpresa, cadeia, brinquedos luminosos e a atração deste ano -  o touro mecânico.
Show de prêmios
Emef Paulo Freire: Rua Jales, 61, Parque Novo Mundo
 
Programação:
 No dia 1º de junho acontece também a Festa Junina da Emef Florestan Fernandes. No dia 7 de junho - Ciep da Cidade Jardim (Cidade Jardim) e Emef Jonas Correa de Arruda Filho (Vila Margarida). E no dia 8 de junho - Ciep São Vito (São Vito), Ciep Jaguari (Jaguari), Ciep da Praia Azul (Praia Azul), Ciep Zanaga (Zanaga), Emef Darcy Ribeiro (Jardim da Paz) e Caic (Jardim da Paz). A Educação Infantil também vai realizar festas juninas nas 39 unidades escolares (Casas da Crianças, Emeis e Creches).

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »