07/05/2019 às 18h26min - Atualizada em 07/05/2019 às 18h26min

Americana pretende montar Força -Tarefa para enfrentar Dengue

Objetivo de reunião realizada nesta terça-feira (7) foi traçar um plano de ação compartilhada envolvendo diversos setores, tanto públicos quanto privados

Redação
Prefeitura de Americana
Envolver diversos segmentos da sociedade em torno de uma grande ação emergencial de conscientização para o enfrentamento da dengue. Isto é o que ficou definido em reunião realizada nesta terça-feira (7/5), na sede da Secretaria de Saúde entre o secretário da Pasta, Gleberson Miano e o do Meio Ambiente, Odair Dias. Também estiveram presentes à reunião, o subsecretário da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), Antônio Donizetti Borges, além do coordenador do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), Antônio Jorge da Silva Gomes.
 
O objetivo foi traçar um plano de ação compartilhada, visando ampliar as ações de conscientização junto à população e envolver diversos setores estratégicos, tanto públicos quanto privados, criando um grupo para disseminar as orientações. “Nós precisamos do engajamento da população, de todos os outros órgãos, entidades, associações também. Como eu sempre digo, a responsabilidade é compartilhada e quão maior for o envolvimento de toda a sociedade, melhores serão os resultados”, disse o secretário do Meio Ambiente, acrescentando que a dengue é um problema de saúde que precisa ser enfrentado por toda a sociedade. “A dengue é um dos sérios problemas que nós temos de saúde, mas isso só será resolvido com o envolvimento de todos”, exemplificou Odair.

A proposta é que esse grupo, uma vez constituído, desenvolva ações específicas de comunicação, informação e conscientização, não somente sobre a dengue, mas para todas as zoonoses (doenças transmitidas ao ser humano pelos animais) junto aos moradores. A ideia é que o grupo atue de forma coordenada e permanente. Visando implantar a ação no menor espaço de tempo possível, a Secretaria de Saúde irá convidar representantes de cada área para uma reunião, que ocorrerá na próxima terça-feira (14/5), onde será apresentada a proposta. Nesse encontro, os gestores municipais irão apresentar as atividades que o poder público vem realizando no combate à dengue, além de ouvir as propostas dos convidados para a formatação do projeto.
 
O secretário de Saúde destacou que, embora o poder público esteja realizando diversas ações para o controle da doença, o quadro atual exige a união de esforços entre todos os setores. “A Secretaria de Saúde tem se empenhado bastante no combate à dengue, mas eu acho que chegou o momento em que precisamos unir forças com outras secretarias e também com a iniciativa privada. Esse, inclusive foi um pedido do prefeito”, resumiu o secretário, alegando que houve um aumento em torno de 40% nos pronto-atendimentos dos hospitais de Americana, considerando o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e as demais unidades de saúde da rede privada. “Saíram daqui boas ideias que nós iremos colocar em prática já esta semana. Vamos chamar todas essas instituições para uma conversa, pra gente traçar algumas ações, alguma coisa efetiva e rápida para que a gente possa conscientizar cada vez mais a população de Americana”, concluiu Gleberson.  
 
Os convites serão encaminhados para todos os convênios médicos particulares, associações de moradores, CPFL, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, além de conselhos e entidades diversas.
 
Nesta segunda, inclusive, representantes da Unimed estiveram na prefeitura em reunião com o prefeito, Omar Najar, para se colocarem à disposição para auxiliar a prefeitura. “A dengue é uma doença que lota hospitais privados, assim como o HM, e não escolhe vítimas, precisamos agir com agilidade”, disse o prefeito.
 
 

7/5/2019
Notícias Relacionadas »
Comentários »