07/05/2019 às 14h17min - Atualizada em 07/05/2019 às 14h17min

Câmara aprova as contas de 2016 da Prefeitura de Nova Odessa

Três semanas atrás os parlamentares também haviam aprovado, por unanimidade, as contas relativas ao exercício de 2015.

Redação
Divulgação

Na sessão da Câmara de Nova Odessa realizada na noite da última segunda-feira (dia 6), os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de Decreto Legislativo da Comissão de Finanças e Orçamento que aprova as contas da Prefeitura referentes ao exercício de 2016. O parecer da comissão havia sido favorável à aprovação, seguindo o posicionamento emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Três semanas atrás os parlamentares haviam aprovado, também por unanimidade, as contas relativas ao exercício de 2015. E como a prestação relativa aos anos de 2013 e 2014 já tinha sido deliberada anteriormente, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) está com as contas aprovadas – tanto pelo TCE como a Câmara – nos quatro anos referentes ao seu primeiro mandato.

As contas são submetidas primeiramente ao TCE para análise e emissão de parecer prévio. O conteúdo proporciona aos vereadores as informações e os esclarecimentos técnicos necessários para a orientação no momento de julgá-las definitivamente. Sendo autônomo o Município, os pareceres do Tribunal apenas subsidiam as decisões, cabendo à última palavra ao Poder Legislativo.

A análise técnica dos auditores do TCE foi realizada no dia 11 de dezembro e entre os pontos destacados estão o investimento de mais de 33,3% do orçamento anual com Educação, superando o limite mínimo exigido de 25%. Na Saúde, cujo limite constitucional é 15%, a Prefeitura investiu 27,92%. E quanto aos gastos com pessoal, a Administração alcançou 51,67%, abaixo dos 54% da receita corrente líquida.

Além disso, o Governo Municipal aplicou na valorização do Magistério, com 73,45% do percentual relativo à verba específica. O parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara foi dado através dos vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), e Cláudio José Schooder, o Leitinho (PV).

“Em 2014 e 2015 o país sofreu uma grave crise e mesmo encarando os efeitos negativos, Nova Odessa se salvou. As contas do Município estão em ordem, com pagamentos em dia e uma gestão responsável”, destaca o vereador Oséias Domingos Jorge (PV). “O prefeito Bill tem trabalhado bastante para realizar os investimentos e manter a cidade, sem esquecer a responsabilidade financeira”, completa Tiãozinho.

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »