07/05/2019 às 13h52min - Atualizada em 07/05/2019 às 13h52min

S.Bárbara adere campanha “A Escola na Vibe da Paz” e fortalece projetos educacionais da rede

Nas escolas da rede municipal, as crianças podem mostrar seu talento e também serem ouvidas

Redação
Divulgação
Os projetos educacionais colocados em prática na rede municipal de ensino de Santa Bárbara d’Oeste vão ao encontro das culturas de paz e do desenvolvimento da autonomia dos alunos. Com essa prerrogativa e com os bons resultados alcançados, o Município aderiu a Campanha de Promoção da Saúde Emocional “A escola na Vibe da Paz”, lançada pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 

Nas escolas da rede municipal, crianças podem mostrar seu talento e são ouvidas. Um dos projetos, por exemplo, é a “Escola de Batuque”, iniciado em 2015 e que atualmente é realizado no CIEP “Carmelina Pellegrino Cervone”, no Parque Zabani, CIEP “Charles Keese Dodson”, no Bosque das Árvores, Emefei “Anália de Lucca Furlan”, no Cruzeiro do Sul, e Emefei “Profª Gessi Terezinha Buschineli Carneiro”, no São Joaquim.

Instituído como a arte da percussão para o desenvolvimento do indivíduo, centenas de alunos já aprenderam a batucar os tambores, participar dos grupos de percussão e se apresentar em público. Muitos cresceram na disciplina, concentração, performance e se mostraram agentes na sociedade. 

Neste ano o projeto foi ampliado. O ritmo foi para as palavras e os alunos aprendem também a lógica e sensibilidade de um poema. Não somente como declamadores mas como autores em temáticas do dia a dia. Eles são livres para escrever o que sentem e o que pensam, dando voz às suas reflexões e ideias. Poemas foram escritos por alunos e tais letras se transformarão em música.

SAÚDE EMOCIONAL

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um bem estar físico, mental e social. E a saúde emocional é um estado no qual o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com fatores estressantes da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade.

“Por isso estamos empenhados em dar visibilidade às ações que permeiam a promoção da saúde, principalmente por meio do trabalho de escuta com nossos alunos. Essa proximidade permite o diagnóstico, atenção especial e participação no desenvolvimento humano dos nossos alunos. É isso que queremos e semeamos como missão aos educadores. Promover a paz é nosso objetivo. E agora vamos seguir também na campanha da vibe da paz”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

 
CONFIRA OS POEMAS

“O direito dos adultos”

O adulto precisa trabalhar,
Como também merece um dia de folga,
Para se divertir,
Merece também se distrair, jogar bola,
E várias coisas tipo ir ao lugar que quiser,
Várias formas de lazer, tipo também casar.

Matheus Oliveira Moraes

“Onde eu vivo?”

O lugar onde eu vivo é muito bonito!
Tem árvores, plantas e até um riozinho
E para mim isso é um paraíso,
É um paraíso onde eu vivo
Pois tem tudo o que eu preciso.

João Pedro dos Santos

Projetos da rede municipal

A Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste mantém vários projetos e ações que permitem o trabalho de escuta, interlocução, proximidade e envolvimento nos sonhos e projetos dos alunos. Entre eles estão o “Encantalendo”, o trabalho do Centro de Arteterapia “Antonio di Jesus Barban”, o “Programa Saúde na Escola”, a “Sacola Afro-Indígena”, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos), oficinas de música, teatro, esportes, entre outros. A rede tem mais de 15 mil alunos atendidos em 53 unidades.

Notícias Relacionadas »
Comentários »