06/05/2019 às 22h13min - Atualizada em 06/05/2019 às 22h13min

Procon de Americana orienta consumidores para a compra de presentes no Dia das Mães

Data é considerada uma das melhores do comércio no Brasil; consumidores devem estar atentos na hora das compras

Redação
Prefeitura de Americana
O Procon de Americana, que faz parte da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, orienta os consumidores sobre cuidados que devem ser tomados na hora da compra dos presentes de Dia das Mães, data comemorada no próximo domingo (12).A primeira dica é o consumo consciente definindo antecipadamente o que deseja comprar e o quanto pretende gastar com o presente. Outra orientação refere-se à pesquisa de preço.

“Uma vez estabelecido o que se pretende comprar para presentear, é importante que se faça uma pesquisa em diferentes estabelecimentos comerciais, já que os valores podem mudar de um local para o outro”, comentou o coordenador do órgão, José Francisco Montezelo. Além de pesquisar os produtos e valores, é importante sempre desconfiar de locais que oferecem mercadorias com preços muito abaixo do mercado e sites de compra. Para isso, a Fundação Procon-SP disponibiliza um link no portal com os sites que devem ser evitados: http://bit.ly/2DQWxi8. 
 
Caso o consumidor opte por presentear com calçados, roupas ou acessórios, deve lembrar que a troca é opcional por parte da loja ou do fabricante. Por isso, é necessário perguntar previamente ao lojista se é possível realizar a troca e pedir a garantia por escrito na etiqueta ou na própria nota fiscal. “Neste caso, o consumidor precisa verificar se a etiqueta contém informações como dados do fabricante, tamanho, composição do material e os cuidados de conservação, pois a loja só é obrigada a realizar uma troca de produto se ele apresentar defeito”, disse o coordenador.
 
Para quem optar por perfumes e cosméticos, a dica é observar atentamente a embalagem. Produtos nacionais e importados devem conter as informações sobre a mercadoria: instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador são algumas das informações que devem der disponibilizadas.
 
DIREITO DE ARREPENDIMENTO
O Procon também orienta os consumidores para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos, em domicílio, telemarketing, etc). Neste caso, é possível desistir do que foi adquirido em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria.
“Caso aconteça isso com o consumidor, basta solicitar o cancelamento com o próprio lojista ou fabricante e o dinheiro será devolvido, bem como a mercadoria ao estabelecimento comercial”, explicou Montezelo.
 
O Procon de Americana alerta para que os consumidores exijam o recebimento e guardem o documento fiscal. Com ele, é possível comprovar a compra e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto. O prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os bens duráveis (que tem consumo prolongado, como aparelhos celulares, geladeira, televisão). O setor está localizado no Paço Municipal, na Avenida Brasil, nº 85, Centro, e é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas.

 
 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »