03/05/2019 às 21h07min - Atualizada em 03/05/2019 às 21h07min

Secretaria do Meio Ambiente de Americana faz vistoria e acompanha retirada dos aguapés

Ação integra o projeto de recuperação e revitalização da Represa do Salto Grande,

Redação
Divulgação
Dando sequência ao projeto de recuperação e revitalização da Represa do Salto Grande, o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, organizou nesta sexta-feira (3), uma nova reunião de trabalho e vistoria para acompanhar a retirada das macrófitas (aguapés) na sede da PCH (Pequena Central Hidrelétrica de Americana), na região do Salto Grande. Acompanharam a reunião representantes da CPFL Energia, membros da comissão de meio ambiente da OAB, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e membros dos grupos ambientais GPN10 e G6.
 
Diversos assuntos foram discutidos e os participantes puderam esclarecer questões sobre o trabalho feito pela CPFL com a remoção das plantas da represa. “Essas visitas periódicas permitem que todos acompanhem o andamento do trabalho com total transparência e, por meio das forças conjuntas entre a Prefeitura, população, Ministério Público e Cetesb, vimos hoje que é notória a mudança da represa. Ainda está longe do necessário, mas a situação nunca esteve tão avançada. Vamos continuar fiscalizando e cobrando posicionamento das autoridades envolvidas, além da participação da população, que é extremamente relevante e necessária para a melhoria da represa”, disse o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias.
 
Atualmente, a CPFL retira cerca de 80 caminhões de macrófitas da represa por dia. “Por mais que retiremos os aguapés, é preciso manter uma quantidade mínima da planta, para ter equilíbrio ambiental da água. Vamos continuar com os trabalhos e em novembro provavelmente será feita também a remoção através do vertimento de uma das comportas, que irá avançar o trabalho”, disse o engenheiro de meio ambiente da CPFL Renováveis, Daniel Daibert. A reunião também contou com as participações do subsecretário da Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos, Cícero Aparecido Moura de Jesus, do servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Francisco Machado Barros, do especialista em relações institucionais da empresa, Sebastião Arcanjo, dos membros do grupo G6, Elnio Bassio, Marcelo Mazoca e José Gerlino, dos representantes da OAB, Gustavo Malufe e Sandra Nascimento e dos consultores Sergio Benassi e Jonas Tolocha.
 
Reunião – 10 de maio
A Secretaria de Meio Ambiente de Americana irá realizar na próxima sexta-feira (10), às 9 horas, na Câmara Municipal, uma nova reunião para discutir as melhorias da Represa de Salto Grande. Mais informações e confirmação de presença podem ser feitas pelo telefone (19) 3471-7770.

Notícias Relacionadas »
Comentários »