02/05/2019 às 17h18min - Atualizada em 02/05/2019 às 17h18min

Secretaria de Saúde de Americana realizará prevenção ao câncer de boca

Ação será realizada por 16 dentistas e auxiliares de odontologia em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)

Redação
Prefeitura de Americana
Aproveitando o dia D de vacinação contra a gripe, o setor de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Americana, irá realizar ações de prevenção ao câncer de boca no próximo sábado (4/5), das 8h às 17h. Uma equipe composta por 16 dentistas e oito auxiliares de odontologia irá atuar nas unidades básicas de saúde dos bairros Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Parque da Liberdade, Antônio Zanaga, Jardim Brasil, Parque das Nações e Jardim São Paulo com avaliações nos pacientes que forem a esses locais em busca da vacina. A campanha terá prosseguimento até o dia 30/5, quando todas as unidades realizarão as avaliações durante a semana, das 8h às 16h.
 
Nos casos em que for detectada alguma alteração, seja no lábio, gengiva, língua, bochecha ou céu da boca, o dentista irá encaminhar o paciente ao cirurgião bucomaxilofacial, com data previamente agendada. Após análise deste profissional, caso a lesão mereça ser investigada, ele irá solicitar a realização de uma biópsia. Lembrando que qualquer pessoa pode fazer a autoavaliação, ou seja, ao notar alguma mancha ou ferida que persista há pelo menos 15 dias, deve-se procurar o dentista para uma avaliação do caso.
 
De acordo com o setor de saúde bucal, somente no ano passado foram registrados 15 mil casos de câncer bucal no Brasil, sendo o quinto tipo de câncer com maior incidência em homens no país. Ainda segundo informou o setor, a cura do câncer bucal pode chegar a 80% quando descoberto precocemente.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »