01/05/2019 às 12h22min - Atualizada em 01/05/2019 às 12h22min

Caminhada pela Vida em Americana reúne 700 pessoas

Objetivo do evento que já dura 10 anos é coletar junto aos moradores reivindicações coletivas que serão encaminhadas ao Executivo e Legislativo

ANDRE LUIS CIA
Divulgação
O balanço da 10 ª Caminhada pela Vida foi positivo com a participação de cerca de 700 pessoas- público estimado- segundo os organizadores do evento, realizado na manhã deste feriado do Dia do Trabalho. Com concentração às 8h na avenida Armando Salles de Oliveira, no jardim Ipiranga, e saída às 8h30, os participantes percorreram durante duas horas seguidas diferentes ruas da região, passando pela avenida Iacanga e jardim Brasília.
Segundo Lucas Leoncine, presidente da Diaconia São Judas Tadeu, uma das entidades que organiza o evento há 10 anos, a adesão de crianças, jovens e adultos demonstrou a importância da passeata que tem o intuito de despertar e sensibilizar as autoridades municipais sobre temas de interesse coletivo, como saúde e meio ambiente.

Neste ano, como não poderia deixar de ser, a grande preocupação e um dos focos de discussão foi a epidemia de dengue que atinge Americana. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde na tarde da última terça-feira (30), 1.254 pessoas estão contaminadas pela doença na cidade. “Existe essa preocupação e nosso objetivo foi alertar a população sobre as formas de contágio e combate”, explicou Leoncine.

Durante a caminhada, a população fez algumas reivindicações, como podas de àrvores, melhorias no setor de trânsito, reabertura de poços artesianos, entre outras questões. De posse de todos estes pedidos, os organizadores farão, agora, um documento único que será enviado ao Executivo e Legislativo. “Nele (documento), estarão todas as reivindicações dos moradores”, apontou um dos organizadores. Foram recolhidos durante o percurso lixo, óleo de cozinha usado e remédios vencidos. O material coletado será encaminhado para os setores responsáveis.

TRADIÇÃO- A Caminhada pela Vida surgiu há dez anos quando o então presidente da Associação dos Moradores do jardim Brasília e Terra América, ambos em Americana, Amarildo Zancan presenciou um cidadão jogando produto químico numa rua do Terramerica onde tinha poucas casas. “O produto escorreu com a chuva chegando até o Parque Ecológico e matando animais, principalmente peixes. Ficamos indignados com aquele gesto e decidimos promover uma caminhada para protestar e ao mesmo tempo reivindicar melhorias para nossa cidade, e isso virou uma rotina todos os anos", relembrou.

 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »