29/04/2019 às 15h20min - Atualizada em 29/04/2019 às 15h20min

Câmara de S. Bárbara pede apoio ao Legislativo de Piracicaba para festa dos 150 anos

Parceria ajudará no descobrimento dos antecedentes históricos da emancipação política do município recorrendo ao acervo de Piracicaba

Redação
Divulgação

O presidente da Câmara barbarense, vereador Felipe Sanches (PSC), visitou no último dia 25, a Câmara Municipal de Piracicaba, onde participou de reunião com o presidente daquele Legislativo, Gilmar Rotta (MDB). O encontro teve como objetivo solicitar o apoio da Câmara piracicabana, por meio do acervo do Departamento de Documentação e Transparência, ao trabalho da Comissão Coordenadora das Comemorações dos 150 anos da Câmara barbarense.

 

Santa Bárbara d’Oeste pertenceu politicamente a Piracicaba de 1822 a 1869, quando saiu da condição de freguesia para se tornar Vila. Naquele ano, em 26 de setembro, aconteceu a instalação da Vila de Santa Bárbara, com a posse dos vereadores eleitos. No entanto, a data oficial de fundação da cidade é 4 de dezembro de 1818, quando foi erguida sua capela.

 

O Legislativo barbarense programou as comemorações dos 150 anos para as 10 horas de 26 de setembro. A data e o horário são as mesmas em que ocorreram, há 150 anos, a posse dos vereadores e a primeira reunião ordinária naquele município. Felipe Sanches aproveitou a reunião para convidar Gilmar Rotta a acompanhar a solenidade e para que a Câmara de Piracicaba contribua também com o depósito de material para a cápsula do tempo, a ser aberta em 25 anos.

 

Sanches explicou que a principal busca é por descobrir os antecedentes históricos da emancipação política da Câmara de Santa Bárbara d´Oeste, por isso o motivo de recorrer ao acervo do Departamento de Documentação e Transparência. “Queremos entender o contexto político que levou à emancipação política de Santa Bárbara”, comentou. “Esperamos que o acervo do Legislativo Piracicabano contribua de forma significativa para esse importante momento em Santa Bárbara d’Oeste”, disse Gilmar Rotta.

 

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »