25/04/2019 às 17h16min - Atualizada em 25/04/2019 às 17h16min

Saúde sem tabaco de S. Bárbara tem resultado positivo

Cerca de 40% a 50% do total de fumantes deixam o vício após participação no grupo antitabagismo

ANDRE LUIS CIA
Divulgação
Dos 30 inscritos no projeto “Saúde sem Tabaco” de Santa Bárbara d’Oeste,18 deles deixaram de fumar após participarem dos encontros. Desde janeiro, eles passaram por acolhimento, testes, reuniões terapêuticas, além de consultas médicas e odontológicas. No total, foram 12 encontros realizados no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Outro grupo iniciará daqui a 15 dias no mesmo local. Os interessados devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à sua residência. As reuniões acontecem às segundas-feiras.

De acordo com levatamento do setor, cerca de 40% a 50% do total de fumantes deixam o vício após participação no grupo antitabagismo. A aposentada Iraci Martins de Souza, 63 anos, é uma delas. Fumante desde os 10 anos de idade, diz que só conseguiu abandonar o cigarro após a entrada no programa.  "Há dois meses não fumo. Hoje, consigo andar sem dificuldade, me sinto muito bem e não tenho mais fadiga. Peço a Deus para não voltar a fumar nunca mais”. 


O “Saúde sem Tabaco” tem coordenação do médico Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.


Notícias Relacionadas »
Comentários »