25/04/2019 às 16h48min - Atualizada em 25/04/2019 às 16h48min

Vacina da gripe em Americana imunizou pouco mais de 3, 5 mil pessoas em 15 dias

Vacinação foi iniciada em 10 de abril e terminará em 31 de maio; Dose está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)

ANDRE LUIS CIA
Prefeitura de Americana
A campanha de vacinação contra a gripe em Americana iniciada em 10 de abril deste ano imunizou, até o momento, 3.528 pessoas atingindo apenas 6, 99 % da meta estipulada. Foram vacinadas 1.646 crianças, 1.271 idosos, 480 gestantes, 83 trabalhadores da saúde e 14 profissionais da educação, segundo dados divulgados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). O objetivo é atingir 90% dos 50.467 indivíduos que compõem os grupos prioritários que devem ser imunizados, dentre eles, pessoas acima de 60 anos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino regular (básico, fundamental, médio e superior), auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) e estagiários que atuam em salas de aula.

Inicialmente,  a dose foi destinada às crianças entre seis meses e seis anos e gestantes. Agora, todas as pessoas pertencentes aos outros grupos também podem recebê-la. A vacina está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h). Após o encerramento, no dia 31 de maio, a vacina continuará disponível para crianças e gestantes.  No sábado, dia 4 de maio, será realizado o Dia D, quando algumas unidades (ainda não definidas) permanecerão abertas entre 8h e 17h, visando ampliar a cobertura.

A vigilância epidemiológica faz um alerta às pessoas dos grupos prioritários para que procurem as unidades a fim de serem vacinadas. De acordo com a coordenadora do setor, Simone Maciel, em alguns casos, a gripe pode ser uma doença grave. “A influenza [gripe] pode ser grave e a principal forma de prevenção é a vacina. Então, quem estiver com dúvida a respeito da situação vacinal pode procurar a unidade. Nossos profissionais da sala de vacina estão habilitados para esclarecer qualquer dúvida”, justificou.
 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018