25/04/2019 às 10h14min - Atualizada em 25/04/2019 às 10h14min

Eleitor faltoso tem até 6 de maio para regularizar situação

Após esse prazo título será cancelado entre os dias 17 e 20 do mesmo mês

DA REDAÇÃO
O eleitor que não votou nem justificou a ausência nas três últimas eleições precisa regularizar a sua situação até o dia 6 de maio para evitar o cancelamento do título. Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), no Estado de São Paulo, dos 717.653 cidadãos que constam como ausentes, somente 19,9 mil (2,8%) procuraram a Justiça Eleitoral até o momento. 
 
Para a regularização, basta obter a guia para a quitação de multas emitida no cartório eleitoral ou pelo site do TRE-SP, pagar a multa correspondente a cada ausência e apresentar o comprovante de pagamento em um cartório eleitoral ou posto da Justiça Eleitoral.
 
Cada turno de eleição conta como um pleito independente. Quem tiver dúvida se tem pendências com a Justiça Eleitoral pode consultar o site.
O título de eleitor daqueles que não regularizarem sua situação até 6 de maio será cancelado entre os dias 17 e 20 do mesmo mês.
 
A partir do dia 24 de maio, a Justiça Eleitoral divulgará as relações dos nomes e o número dos respectivos títulos. A depuração do cadastro é feita em todo o país no ano não eleitoral e tem como finalidade a atualização de dados.
 

Cancelamento do título
 
Com o título cancelado, o cidadão está sujeito a uma série de impedimentos na vida civil, tais como: obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em concurso público, fazer matrícula em instituições de ensino oficiais e tomar empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo.

Endereço Cartórios

Americana 
Rua Presidente Vargas 343
Rua Antonio Cia, 391

Santa Bárbara
Rua Tupis, 1146

Notícias Relacionadas »
Comentários »