24/04/2019 às 13h00min - Atualizada em 24/04/2019 às 13h00min

Câmara Jovem visita primeira escola do ano em Americana

Alunos são apresentados aos conceitos teóricos dos 3 poderes e aprendem sobre o funcionamento e o papel da Câmara Municipal

Redação
Divulgação
A Câmara Municipal de Americana deu início nesta terça-feira (24) à etapa de visitação das escolas participantes da edição 2019 do “Câmara Jovem”. A equipe responsável pelo projeto visitou a Escola Estadual Maria José Mattos Gobbo, na Vila Amorim, e conversou com os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
 
Nesta etapa do projeto, os alunos são apresentados aos conceitos teóricos dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e aprendem o funcionamento da Câmara Municipal e qual o papel do vereador, suas funções e obrigações. Eles são convidados também a observarem as necessidades da comunidade onde vivem e discutirem entre si os problemas da cidade, despertando o senso crítico e a cidadania.
 
Após trabalharem em sala de aula com a orientação dos professores, os alunos concluem a participação no projeto elegendo vereadores mirins e participando de uma sessão simulada no plenário da Câmara, onde irão debater proposituras (projetos, moções, indicações e requerimentos) apresentadas por eles próprios.
 
O projeto Câmara Jovem se estenderá por todo o ano de 2019, realizando visitas nas escolas municipais, estaduais e particulares que aderirem ao projeto e sessões simuladas no plenário. As proposituras apresentadas pelos vereadores mirins são ainda encaminhadas à Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal, que avalia e transforma o trabalho dos alunos em documentos oficiais da Casa.
 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »