22/04/2019 às 17h37min - Atualizada em 22/04/2019 às 17h37min

Santa Barbara recebe a 31ª edição da tradicional Festa Confederada

Comemorada desde 1986, a Festa traz a cultura americana para Santa Bárbara d´Oeste

Alex Ferreira
Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação

Santa Bárbara d´Oeste recebe no próximo domingo, dia 28 de abril, a 31ª edição da tradicional Festa Confederada, a partir das 10h00, mais uma vez, para celebrar as memórias dos descendentes americanos e confraternizar com os 2,5 mil visitantes que participam da Festa.

A Festa Confederada é uma viagem no tempo e se tornou a melhor festa temática do interior de São Paulo. O evento é organizado pela Fraternidade Descendência Americana e acontece no pátio Cemitério do Campo – "Cemitério dos Americanos". Além da busca por manter a cultura, a festa tem como objetivo principal a angariação de fundos para a manutenção do Cemitério do Campo.

A tradição vinda do século 19 é marca da Festa Confederada. A Festa reúne descendentes americanos que deixaram os Estados Unidos após a Guerra da Secessão (1861 - 1865), além de amigos e visitantes que buscam conhecer o tradicional evento com suas danças e culinária típica.

A entrada custa R$20 reais (inteira) e R$ 10 reais (meia), com entrada gratuita para menores de 12 anos acompanhados do responsável. Os ingressos podem ser garantidos através do site festaconfederada.com.br ou na portaria do evento.

A festa é recheada de atrações, com danças típicas, squaredance, muito country e Rock and Roll. Você também encontra a culinária com forte sabor sulista, reunindo pratos típicos como o tradicional Frango Frito, Biscuit e o Prato Confederado que leva pernil de porco com barbecue, arroz e vinagrete.

A praça de alimentação também servirá churrasco, milho verde, hambúrguer, cachorro quente, saladas, pastel, chope, água, refrigerante, café e doces.


"Para nós, a festa é um grande piquenique, como nossos antepassados faziam aos domingos após os celebrarem o culto. Ficamos felizes visitantes e amigos compartilhem da nossa cultura, e assim reunir todos aqueles que fizeram e fazem parte da história desta imigração. Nosso desejo é que todos se divirtam.", disse presidente da Fraternidade Descendência Americana, João Leopoldo Padoveze.


O evento também faz parte das comemorações do Bicentenário da cidade de Santa Bárbara d'Oeste e tem apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal. Conta também com o imprescindível apoio cultural do Supermercado Pague Menos.

Confira a programação:

  • FolkDanci Group;
  • Russo Jazz Band;
  • Texas Flood;
  • The New Drunks
  • Banda Soul Brothers

Notícias Relacionadas »
Comentários »