19/04/2019 às 14h48min - Atualizada em 19/04/2019 às 14h48min

Zona leste de S. Bárbara fica sem água no feriado

Problema foi o rompimento numa adutora durante a madrugada; previsão é retorno gradativo da água após às 18h

ANDRE LUIS CIA
Divulgação
O feriado prolongado de Páscoa não começou bem para muitos barbarenses que se queixam de um problema constante na cidade: a falta de àgua. Nesta tarde de sexta-feira (19), moradores de diferentes regiões da cidade estão indignados com o problema alegando que não se trata de algo pontual, mas sim um fato recorrente.
Na casa do tecelão Diego Gardesani no bairro Cidade Nova, por exemplo, eles estão sem água há três dias. O problema levou a família a buscar auxílio na casa de parentes, como para fazer comida ou tomar banho. “É triste, mas temos que sair da nossa casa e ir para a casa de minha mãe ou de minha sogra porque aqui não há àgua. O pior de tudo isso é que eles nem avisam nada”. Cansado da situação e da falta de notícias por parte do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara, Gardesani alega que telefonou para o setor e foi informado que uma adutora havia sido rompida, no entanto, não havia previsão do retorno da água.
O encarregado de montagem Vinicius Bueno é outro morador indignado com a situação. Além dele, moram na residência, localizada no bairro Nova Conquista, outras cinco pessoas, sendo que três são crianças. “É uma situação muito complicada. É um descaso muito grande com a população. Tenho que trazer balde de água da casa da minha sogra que mora em outra região porque na minha casa não há nada nas torneiras”. Ele aponta que o maior problema é que a falta de água os impede de fazer desde coisas mais simples, como lavar a louça até tomar banho e fazer comida.


 
OUTRO LADO - No site do DAE, há um comunicado sobre o problema apontando que a falta de água foi provocada pelo rompimento na rede que afetou toda região da zona leste provocando a paralisação no abastecimento dos bairros Jardim das Palmeiras, Cândido Bertini I e II, Dona Regina, São Camilo, Ferrarezi, Jardim Europa, Nova Conquista, Zabani, Planalto do Sol I e II, Jardim das Laranjeiras, Santa Fé, Terras de São Pedro, Cidade Nova I e II, Jardim Pérola, Distrito Industrial Antônio Zanaga, Vila Dainese, Jardim Esmeralda, Santa Rosa I, Turmalinas e Jardim Adélia I e II.
Equipes do DAE se encontram no local, próximo da ETA IV, no Jardim Souza Queiroz, e a previsão é que o serviço seja concluído até às 18h desta sexta-feira (19), porém o abastecimento deve retomar de forma gradativa, estando totalmente recuperado somente no período da noite. O serviço necessita de solda na tubulação, o que demanda tempo para o reparo total.
O DAE pede a compreensão da população desses bairros e orienta para a economia de água das caixas d’água nesse período. Os telefones para informações são 0800-770-34459 ou 3459-5910.
A reportagem questionou o DAE sobre a fatta de àgua na cidade e a informação foi que na quinta-feira houve outro problema no abastecimento que atingiu cerca de 25 bairros e que ao longo do dia foi normalizado, mas que nesta sexta-feira (19), o motivo teria sido o rompimento da adutora. 

VEJA O VÍDEO ENVIADO PELOS MORADORES RELATANDO Á FALTA DE ÁGUA NO FERIADO: 



 
Notícias Relacionadas »
Comentários »