16/04/2019 às 12h54min - Atualizada em 16/04/2019 às 12h54min

Americana registra 681 casos positivos de dengue em 2019

De 2008 a abril de 2019, mais de 20 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença; aumento está ligado à circulação do sorotipo 2 na região

ANDRE LUIS CIA
Divulgação
A Prefeitura de Americana confirmou na manhã desta terça-feira (16), que há 681 casos positivos de dengue na cidade. O número é quase seis vezes superior ao registrado nos dois últimos anos: 15, em 2018; e 18, em 2017. Entre 2008 até abril de 2019, foram registrados 20.595 casos positivos no município, sendo a maior incidência em 2014, quando 9.035 pessoas foram diagnosticadas com a doença. A principal razão para o aumento da dengue na cidade é a circulação do sorotipo 2, que há aproximadamente dez anos não circulava na região.
 No último final de semana foram realizadas diferentes ações do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) em algumas regiões da cidade. Para os próximos dias, a Secretaria de Saúde está programando novas intervenções.  Nesta terça (16), os trabalhos foram no jardim Amérca II, e no bairro Antônio Zanaga. “Ressaltamos que são múltiplas as ações desenvolvidas pela equipe do PMCD, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue”, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.
Entre os dias 1º e 15 de abril, foram realizados os trabalhos em 4.266 imóveis em área de transmissão, sendo realizados nebulização em 539 imóveis e o bloqueio controle de criadouros e busca ativa em 3.727 residência, que é uma ação feita quando existem casos suspeitos e positivos antes de receberem a nebulização. Além disso, nesse mesmo período, foram vistoriados 2.625 imóveis na rotina do casa a casa e mais 1.098 imóveis para a Avaliação de Densidade Larvária (ADL).
“Concomitantemente são visitados os Pontos Estratégicos, como borracharias, depósitos de reciclagens, floriculturas, e os Imóveis Especiais, que são escolas, hospitais e outros de interesse ao controle do vetor Aedes Aegypti, além dos atendimentos aos pedidos feitos por meio do SAC da Prefeitura”, informou Jorge.
 
Conscientização
 
O Plano de Ação de Combate ao Aedes Aegypti também prevê o programa Informação, Educação e Comunicação (IEC), que trabalha a conscientização dos moradores. Nesta quarta-feira (17), a equipe estará na EMEF Florestan Fernandes, no bairro Morada do Sol, com apresentação de teatro de fantoches, palestra e exposição de maquete, simulando possíveis criadouros na residência, larvas vivas e ciclo evolutivo do mosquito.
Já no dia 27, sábado, a ação educativa acontece na Pastoral da Criança da Vila Amorim, das 8 às 14 horas, e no Supermercado São Vicente da Praia Azul, das 15 às 21 horas. 
A orientação dada pela Secretaria de Saúde é para que os moradores colaborem com os trabalhos dos agentes, permitindo a entrada nos imóveis, além de evitar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água, locais onde o mosquito Aedes aegypti se reproduz, como latas, pneus, calhas entupidas, caixa d'água sem tampa, embalagens em geral, pratos de xaxins, entre outros.
Na semana passada, Gomes ressaltou a importância das pessoas cuidarem de seus quintais e de suas residências, porque estatisticamente 80 % dos criadouros estão dentro dos imóveis.
 

SINTOMAS: Os principais sintomas da dengue são febre alta e persistente, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, sendo que em alguns casos podem ocorrer náuseas,vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de suspeita, pede-se para evitar a automedicação, já que os analgésicos à base de ácido acetilsalicílico podem provocar hemorragias graves. O ideal é procurar pelo serviço de saúde, para que seja prescrita a medicação adequada, ingerir líquido em abundância e permanecer em repouso.
Em caso de imóveis ou áreas suspeitas, a população deve contatar o SAC da Prefeitura, pelo número 3475-9024.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018