12/04/2019 às 20h34min - Atualizada em 12/04/2019 às 20h34min

Americana vive epidemia de dengue e realizará ações de combate este sábado

Nos quatro primeiros meses de 2019 foram registrados 599 casos na cidade; 416 aguardam resultado

ANDRE LUIS CIA
Divulgação
De janeiro até o dia 12 de abril deste ano, a Vigilância Epidemiológica de Americana registrou 599 casos conformados de dengue na cidade, sendo que 416 ainda aguardam o resultado do exame Outros 423 casos foram descartados pelo Instituto Adolfo Lutz, que realiza a sorologia. A principal razão para o aumento dos casos é a circulação do sorotipo 2, que há aproximadamente dez anos não circulava na região. Em razão dos aumentos nos casos da doença, o
o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) irá ampliar as ações neste sábado (13).
Os trabalhos irão se concentrar no bairro Jardim Ipiranga com nebulização de inseticida e atividades operacionais dos agentes, que irão retornar nos imóveis que estavam fechados durante a semana, na tentativa de realizar a visita. Paralelamente a isso, o PMCD também irá atuar com ações educativas e de esclarecimentos, no período da manhã uma equipe de agentes estará atuando junto à pastoral da criança, na igreja católica do bairro Parque da Liberdade. No período da tarde, esta mesma equipe permanecerá nas dependências do supermercado São Vicente, do bairro São Vito, à Rua João Bernestein, 630.          
O município vivencia hoje um cenário epidêmico, considerando que os números da doença atingiram patamares que, tecnicamente dispensam os serviços de assistência de realizar o exame para confirmação dos casos, sendo classificados apenas por critério clínico-epidemiológico..
A Secretaria de Saúde pede à população para que colabore com os trabalhos dos agentes, permitindo a entrada nos imóveis, além de evitar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água, locais onde o mosquito Aedes aegypti se reproduz, como latas, pneus, calhas entupidas, caixa d'água sem tampa, embalagens em geral, pratos de xaxins, entre outros.
"Chamamos a atenção das pessoas para que cuidem de seus quintais, das suas residências, porque estatisticamente oitenta por cento dos criadouros estão dentro das residências", afirmou o coordenador da vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.
 

SINTOMAS: Os principais sintomas da dengue são febre alta e persistente, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, sendo que em alguns casos podem ocorrer náuseas,vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de suspeita, pede-se para evitar a automedicação, já que os analgésicos à base de ácido acetilsalicílico podem provocar hemorragias graves. O ideal é procurar pelo serviço de saúde, para que seja prescrita a medicação adequada, ingerir líquido em abundância e permanecer em repouso.
Em caso de imóveis ou áreas suspeitas, a população deve contatar o SAC da Prefeitura, pelo número 3475-9024.
 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018