12/04/2019 às 12h29min - Atualizada em 12/04/2019 às 12h29min

Brasileiros se unem e criam primeira web rádio em Barcelona

Ideia surgiu da necessidade que sentiam de estreitar laços com o Brasil e de se conectar com brasileiros pelo mundo

ANDRE LUIS CIA
Divulgação
Resgatar as raízes brasileiras e ao mesmo tempo matar um pouquinho de saudades do Brasil. A princípio, foi essa a ideia que levou quatro brasileiros a fundarem na Espanha, mais especificamente, em Barcelona, a primeira rádio web brasileira, a "Mais Brasil Barcelona".  Com apenas cinco meses no ar e com programas diversificados, a emissora on line tem se tornado cada vez mais conhecida na cidade e atingido público de outros países.
De acordo com um dos idealizadores e responsável pela rádio, Ruy Bala, radialista com mais de 22 anos de experiência na área, a concfetização deste sonho no exterior só foi possível graças ao apoio do ex-companheiro de trabalho da Jovem Pan, no Brasil, o radialista JC Alves, em 2016. "Eu já estava em Barcelona, mas contei com todo suporte dele do Brasil. Ele (JC), deu acesso aos softwares, editou as primeiras vinhetas, criou o playlist, dentre outras coisas. Passávamos madrugadas concebendo o que queríamos botar no ar. Nós dois fizemos juntos em 2000 também pela Jovem Pan o programa Esportes Radicais", explicou. Ruy se diz muito feliz pelo sonho ter se transformado em realidade e pela emissora estar crescendo a cada dia e ampliando consequentemente os projetos.  
O desenhador gráfico Anderson Borges, de 29 anos,  é um dos quatro locutores e responsável pelo programa "Conexão", voltado à música gospel. Ele explica que, inicialmente, a ideia de Ruy era levar um programa brasileiro para alguma emissora já existente, no entanto, aos poucos, ele foi amadurecendo o projeto de que poderiam fundar a própria emissora, já que no Brasil  havia trabalhado como locutor durante muitos anos em grandes rádios, como a Jovem Pan, por exemplo. “Ele (Rui), me fez o convite para entrar neste novo projeto pela experiência que eu tinha com essa parte gráfica”.
Borges explica que a opção pela web ao invés de buscarem a criação de uma rádio tradicional FM ou AM foi exatamente pela possibilidade de expandir fronteiras e atingir um público maior do que o habitual. “A rádio tradicional ficaria mais limitada. Com a web um ouvinte de qualquer lugar do mundo pode nos acessar e interagir. Isso é maravilhoso”, descreve.
Buscando atingir um público cada vez mais diversificado e plural, a programação conta atualmente com quatro programas fixos. Além do Conexão, há também o "Favela Brasil" (contemporânea), "Mistura Fina" (talk musical) e "Blecaute" (pop), além de outros programas, como um destinado a dúvidas de imigração; outro, de samba, um saúde e estilo de vida, dentre outros.  Além de Rui e Borges, os outros locutores são o engenheiro de audiovisual , Diego Melo, de 30 anos, e o músico Lincon Zeras, de 32 anos. Cada um deles chegou à Barcelona por motivos e em épocas diferentes e acabaram se apaixonando pela cidade.


Paralelo ao trabalho na rádio, eles também atuam em outras áreas, mas confessam que a grande paixão é mesmo a rádio. É quando estão lá que sentem o coração pulsar mais rapidamente porque podem mesmo, à distância, fazem uma conexão com o Brasil. “Com nossos programas podemos falar nosso próprio idioma, ouvir nossa música e fazer conexão com nosso país. Apesar de estarmos distantes fisicamente da nossa pátria, cada um de nós mantém laços fortes com o Brasil, seja pela família, pelos amigos ou pelas lembranças que deixamos ali, e a rádio ajuda a acalentar um pouco o nosso coração, e também dos ouvintes brasileiros espalhados por todo mundo”, explica Borges. 
Para os próximos meses, um dos projetos que deverá ser implantado pela equipe da Mais Brasil será a estreia de um núcleo de jornalismo exatamente para cumprir um dos pilares básicos de uma emissora de rádio: entretenimento aliado à notícia factual e instantânea, já que a rádio tem esse poder imediatista de transmitir a notícia em tempo real. 

LINK PARA ACESSAR A MAIS BRASIL 
www.radiomaisbrasil.global


Notícias Relacionadas »
Comentários »