06/04/2019 às 16h14min - Atualizada em 06/04/2019 às 16h14min

Prefeitura apresenta ações e próximos passos para a revitalização do reservatório de Salto Grande

Objetivo dos encontros segundo o secretário de Meio Ambiente Odair Dias, é conhecer as propostas de órgãos e grupos envolvidos e falar sobre os próximos passos para a limpeza da represa

Da Redação
Assessoria Prefeitura de Americana
Marilia Pierre- Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Meio Ambiente de Ambiente de Americana realizou nesta sexta-feira (5), no plenário da Câmara Municipal, mais uma reunião com técnicos e sociedade civil para discutir planos de melhorias e também apresentar as ações realizadas nos últimos 30 dias no reservatório da Represa de Salto Grande.

O objetivo dos encontros segundo o secretário de Meio Ambiente Odair Dias, é conhecer as propostas de órgãos e grupos envolvidos e falar sobre os próximos passos para a limpeza da represa. “Estou feliz porque estamos conseguindo obter resultados tangíveis e o americanense está vendo que a retirada dos aguapés está acontecendo. Com relação ao que estava, podemos dizer que melhorou muito, mas ainda temos muito a caminhar para conquistar como a represa deve ficar”, disse o secretário.

De acordo com a administração municipal, desde a última reunião oficial, em 1º de março, a secretaria de Meio Ambiente faz permanentemente fiscalização das ações da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) na represa; solicitou ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) a relação das outorgas e portarias de córregos de efluentes industriais e domésticos a montante do reservatório da bacia do Rio Atibaia, e afluentes; solicitou à Cetesb a relação das estações de tratamento de efluentes de origem doméstica e industrial existentes na bacia do Rio Atibaia, que possuem lançamentos a montante da Represa de Salto Grande; assim como cópia das respectivas licenças ambientais das ETEs; reunião com o ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, para apresentação e encaminhamentos referentes à represa, para atuação do Governo Federal junto a projetos de despoluição das águas; revitalização das orlas dos bairros Praia Azul e Praia dos Namorados, assim como formas de obtenção e destinação de recursos.

O promotor público, Ivan Carneiro Castanheiro, afirmou que o Ministério Público também tem se empenhado e participado das ações envolvendo a limpeza da Represa de Salto Grande. 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018