04/04/2019 às 16h14min - Atualizada em 04/04/2019 às 16h14min

Tempo muda no final de semana em toda região de Americana

Temperatura cai até 4 ºC e pode chover a partir de sábado

ANDRE LUIS CIA
Viktoriya Matveeva
Se o verão 2018/2019 na região de Campinas, incluindo Americana e Santa Bárbara d´Oeste, se caracterizou por ser um dos mais secos nos últimos 30 anos, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), o Outono, estação que começou no último dia 20 de março, já está dando sinais que será diferente, e aos poucos, ele vai se impondo com temperaturas mais amenas intercaladas com chuvas.  E a mudança climática já poderá ser sentida neste final de semana com queda das temperaturas em toda região, passando dos 31ºC para a casa dos 28ºC.  Há também previsão de chuvas. Isso acontecerá devido à chegada de uma frente fria em todo Estado, que será a responsável pela alteração no tempo pelo menos até início da próxima semana. 
Segundo a pesquisadora do Cepagri, Ana Ávila, essa queda de temperatura e mudança de tempo é perfeitamente normal para a estação. “O Outono é exatamente isso que estamos vendo agora. Os dias são mais frios, assim como as noites, mas durante o dia as temperaturas ainda são elevadas”, explicou.
Ana alegou ainda que os dias tendem a ter céu azul com poucas nuvens e temperaturas médias entre 20 C e 30 C . “Teremos dias típicos de Verão e outros de Inverno durante toda estação”, disse. 
 
No Hemisfério Sul, o Outono irá até 21 de junho, quando inicia-se o Inverno. A característica principal da estação atual é gradativa redução da luz solar diária ao longo de sua duração. Isso acontece porque o seu início se faz, justamente, no ápice do equinócio, período em que a Terra encontra-se igualmente iluminada, entre o Hemisfério Norte e Sul, pelo sol, por isso há dias e noites com a mesma duração. Nessa época, o fenômeno também é chamado de equinócio de outono, o que também é útil para diferenciar o outro equinócio que marca o início da primavera.
Dessa forma, à medida que os dias do outono sucedem-se, a iluminação da Terra pelo Sol vai ficando cada vez mais desigual, o que provoca a duração menor dos dias em relação às noites. Essa redução na incidência de radiação sobre a superfície provoca, com isso, diversas alterações climáticas e naturais. 

Fonte: Cepagri
Notícias Relacionadas »
Comentários »