03/04/2019 às 08h55min - Atualizada em 03/04/2019 às 08h55min

Omar Najar vistoria obras de reforma na Estação de Tratamento em Americana

Sistema de abastecimento da cidade passa por reformas e atualização técnica

Da Redação
Divulgação
O prefeito de Americana, Omar Najar, acompanhou na manhã desta terça-feira (2), juntamente com a diretoria do Departamento de Água e Esgoto (DAE), o início da operação do segundo decantador da Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA) 1. O sistema de abastecimento está passando por reformas e atualização técnica desde janeiro. A ETA 1 existe desde o final da década de 50 e os equipamentos mais novos datam do início da década de 70.

“Já entregamos a reforma do primeiro decantador na ETA 1, em fevereiro, e agora estamos colocando em funcionamento mais uma unidade totalmente reformada e atualizada para melhorar o abastecimento da nossa cidade. É uma conquista muito grande para Americana, que ficou sem investimentos por mais de 40 anos no sistema de abastecimento de água. Já estamos avançando bastante com empenho de toda a equipe do DAE e a agilidade nos serviços, para que possamos entregar o restante da obra em breve e garantir um ótimo resultado para a população por mais uns 20, 30 anos”, disse o prefeito Omar Najar.

A próxima etapa da obra de reforma do sistema de decantação vai abranger o decantador 1 da ETA 2, segundo o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenes Zappia. “Os trabalhos de desmontagem do tanque de decantação começam a ser executados nesta quarta-feira e a previsão é concluir o serviço em 45 dias”, disse Zappia.


Ao todo, serão reformados quatro decantadores nas ETAs 1 e 2, responsáveis por parte do tratamento da água, com investimentos no valor de R$ 2,5 milhões. A obra deverá ser concluída ainda neste semestre.

A reforma nas ETAs vai melhorar o processo de clarificação do tratamento de água, aumentar a capacidade e a distribuição de água, que passará dos atuais 900 litros de água tratada por segundo para 1050 litros por segundo.
Com a execução das obras e paralisação de uma parte do tratamento, a redução prevista no volume de água tratada ficará entre 10% a 15%, porém, o processo de abastecimento não será prejudicado.

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018