28/03/2019 às 17h37min - Atualizada em 28/03/2019 às 17h37min

Americana fará nebulização contra dengue

Secretaria Municipal de Saúde realizará trabalho em algumas regiões da cidade

André Luis Cia
Governo Federal
 De janeiro até  27 de março deste ano, Americana notificou 638 casos de dengue, dos quais 118 foram confirmados e  375 estão em andamento. Visando conter o avanço de outros casos no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Americana, por meio da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), irá realizar nebulização de inseticida em algumas regiões, a partir da próxima segunda-feira (1). O trabalho será operacionalizado pela empresa Sime Prag do Brasil Ltda, com supervisão do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue).
As atividades terão início no bairro São Domingos, que atualmente contabiliza nove casos da doença, passando pelo Jardim Ipiranga, Jardim Boer e Vila Redher, sempre das 9h às 17h. As ações não serão realizadas em toda a extensão dos bairros, visto que serão trabalhados alguns quarteirões onde predominam casos confirmados de dengue em moradores locais. 
De acordo com a coordenação do PMCD, aproximadamente 1.500 imóveis receberão o inseticida nesta primeira etapa. A nebulização é feita compreendendo um limite de até nove quarteirões a partir do local de residência do morador infectado. Ainda de acordo com o programa, os bairros foram selecionados porque as pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, nessas áreas, ainda estão dentro do período de transmissibilidade, portanto, aptas a transmitirem a dengue para outros mosquitos ao serem picadas, dando sequência, dessa forma, à transmissão da doença.
O PMCD recomenda aos moradores para que no momento da aplicação deixem portas e janelas abertas, retirem do imóvel todos os animais domésticos, assim como roupas dos varais, e aguardem na calçada do lado oposto. No caso de haver recém-nascido, pessoa acamada ou com problemas respiratórios e alérgicos, os moradores devem informar os técnicos a fim de receberem a orientação devida sobre os procedimentos adequados.


 
SINTOMAS 
Os principais sintomas da dengue são febre alta e repentina, dores generalizadas pelo corpo, geralmente nos músculos e articulações, dor no fundo dos olhos, prostração geral, falta de apetite, dor de cabeça e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo, náusea, vômito e diarreia.
Em caso de suspeita, deve-se evitar a automedicação, tendo em vista que alguns analgésicos à base de ácido acetilsalicílico podem potencializar os efeitos da doença, causando hemorragias. O ideal é que o indivíduo procure pela unidade mais próxima, faça os exames, seja medicado adequadamente e permaneça em repouso durante o período de manifestação dos sintomas. Também é importante que a pessoa infectada faça ingestão de bastante líquido, principalmente água.
A transmissão da dengue somente ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti contaminado. Para se evitar o mosquito é fundamental que a população colabore, não deixando a céu aberto recipientes que possam acumular água, os chamados criadouros, onde o mosquito realiza a postura dos ovos para se reproduzir. Os principais criadouros são pneus, latas, caixas d'água sem tampa, calhas entupidas, grelhas e ralos sem vedação, vasos com água e pratos de xaxins, entre outros.
Notícias Relacionadas »
Comentários »