23/03/2019 às 18h13min - Atualizada em 23/03/2019 às 18h13min

Após remoção em cerca de 30% dos Aguapés, navegação volta a ocorrer na Represa do Salto Grande

Remoção da planta aquática tem sido realizada pela CPFL Paulista.

Da Redação
Associação Barco Escola da Natureza
Assessoria de Imprensa- Câmara Municipal
Após cinco meses sem navegar, o barco da Associação Barco Escola da natureza ganhou as águas da Represa do Salto Grande em Americana nesta sexta-feira (23). O passeio só foi possível após a redução em cerca de 30% dos Aguapés. A remoção da planta tem sido realizada pela CPFL Paulista. Foram convidados autoridades públicas, moradores e líderes comunitários do Vale das Nogueiras, Zanagas e bairros da região.
 

De acordo com o presidente da Associação, João Carlos Pinto, a retirada da planta aquática é vista com bons olhos, entretanto, cuidados devem ser tomados com esse serviço, já que o esgoto ainda é jogado sem tratamento na represa, e a remoção total do aguapé pode ocasionar mau cheiro. “Se tirar todo o aguapé, a água apodrece. O que precisa ser feito é barrar que o esgoto seja jogado in natura no reservatório e depois começar o processo de limpeza e isso leva tempo”, explica o presidente.

Carlos Pinto relata que para uma boa navegação, mais aguapés devem ser retirados da represa. A expectativa do presidente é que em dois meses isso ocorra. “Hoje dependendo a direção do vento, dá para navegar, porque se o vento está para leste, joga as plantas para barragem e a gente consegue sair com o barco”. Para ele, se a remoção dos aguapés continuarem de forma contínua, em um período de dois meses, a navegação deve ocorrer de forma autônoma, independente da direção do vento.

Um convite será feito à moradores e autoridades públicas para um passeio pela represa no dia três de Abril.
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »