07/03/2019 às 17h39min - Atualizada em 07/03/2019 às 17h39min

Munícipes denunciam vazamento de esgoto de Americana na Represa do Salto Grande

Moradores flagraram vazamentos em mais de 14 bueiros só nessa semana

Luis Capucci - [email protected]
Foto: Reprodução
O Grupo G6, que é composto por seis moradores de chácaras no bairro Praia Azul, em Americana, relataram que vazamentos de esgoto ocorrem diariamente no local e que essa sujeira está escorrendo toda para a Represa do Salto Grande.
 

De acordo com Marcelo Masoca, que é membro do grupo, os moradores já flagraram mais de 14 bueiros com vazamento só nessa semana. “Isso é um crime ambiental. Americana afirma que não joga esgoto na represa, mas joga sim e muito. Isso tem que parar”, declarou Masoca.

Ele afirmou que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) manda uma equipe no local quando avisado dos problemas, mas quando os funcionários chegam, muito esgoto já caiu nas águas da represa. O grupo considera que o ideal seria que autarquia deixasse uma equipe responsável apenas por cuidar da questão desses vazamentos na Praia Azul.

O DAE de Americana, através de sua assessoria de imprensa, afirmou que parte dos problemas em questão referem-se às paradas das Estações Elevatórias de Esgoto, fato que faz reter sujeira nas tubulações, causando os extravasamentos. “Porém, parte dos extravasamentos ocorre por mau uso das redes de esgoto, onde o DAE já localizou, em grandes proporções estopas, pedaços de madeiras, roupas íntimas, absorventes, preservativos, entre outros materiais.”, trouxe a nota da autarquia.

O DAE também disse que seria impossível criar uma equipe para cuidar apenas da Praia Azul. “Não é possível, os serviços são atendidos conforme demanda”, completou.
Notícias Relacionadas »
Comentários »