08/02/2019 às 15h05min - Atualizada em 08/02/2019 às 15h05min

Defesa Civil de Piracicaba afirma que a cidade não será varrida se barragem de Americana estourar

Informação foi veiculada por uma reportagem da TV Bandeirantes

Luis Capucci - redacao@portalatualidade.com.br
Foto: Divulgação
A Defesa Civil de Piracicaba afirmou que não existe possibilidade de a cidade ser varrida do mapa se a barragem da Represa de Salto Grande, em Americana, estourar. A informação apareceu em uma reportagem transmitida pelo Jornal da Band ontem (07). Na matéria, o jornalista Fábio Pannunzio afirmava que a cidade de Limeira também seria destruída se isso acontecesse.

De acordo com a Defesa Civil, se a barragem se rompesse o que pode acontecer é que os bairros e casas a margens do rio serem inundadas, porém o local seria evacuado antes pelas equipes do município.

A matéria cita que o local está na lista de barragens de alto risco da Agência Nacional de Águas. O motivo foi que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) constatou que uma das comportas da usina não estaria funcionando adequadamente.

Porém, na própria matéria, um representante da Aneel relatou que uma equipe esteve no local em agosto e dezembro de 2018 e que constatou que os problemas foram resolvidos pela CPFL Renováveis, que é a responsável pela barragem.

A CPFl, por sua vez, em nota, a firmou para a TV Bandeirantes que faz investimentos no local e que está aguardando uma reclassificação dos riscos da barragem por parte da Agência Nacional de Águas.

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018