06/02/2019 às 12h59min - Atualizada em 06/02/2019 às 12h59min

Vereador pede que prefeitura de Americana decrete situação de emergência por falta de água

O objetivo é facilitar o acesso a recursos estaduais e federais para adotar medidas urgentes para a solução do problema

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução/ Facebook
O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma moção de apelo ao prefeito de Americana Omar Najar para que seja decretada situação de emergência pela insuficiência do fornecimento de água nas residências da cidade. O objetivo é facilitar o acesso a recursos estaduais e federais para adotar medidas urgentes para a solução do problema.
 
No documento, o parlamentar aponta que os problemas de abastecimento são recorrentes e se intensificaram durante o verão, época em que as pessoas utilizam mais água. “As reclamações só têm aumentado. A população de bairros mais distantes da região central têm se manifestado com maior frequência – Jardim da Balsa, Parque da Liberdade, Jardim da Paz, São Jeronimo, região do Pós-Anhanguera e Jardim Boer, entre outras tantas”, relata.
 
Segundo Malheiros, outro problema apresentado é a qualidade da água fornecida. “A água chega às residências com forte coloração, aparentando uma ‘água barrenta’ – termo utilizado pela população. Diante dessa turbidez, qualquer cidadão fica impossibilitado de sua utilização, podendo colocar em risco a saúde das pessoas”, acrescenta.
 
O vereador defende a adoção de medidas urgentes para solucionar o problema. “A falta de fornecimento de água no município equipara-se à situação de emergência, reconhecimento legal de uma situação anormal, de grave intensidade dos danos e prejuízo social e econômico ocasionado à população. Decretada a situação de emergência, o prefeito poderá ter maior facilidade ao acesso a recursos estaduais e federais para que seja resolvida a falta do abastecimento de água na cidade”, comenta.
 
A moção será discutida e votada pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária da próxima quinta-feira (7).
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018