05/02/2019 às 18h37min - Atualizada em 05/02/2019 às 18h37min

Curso de Medicina Veterinária da FAM organiza semana de palestras sobre bem-estar dos animais

Evento acontece entre os dias 11 e 15 de fevereiro, no Auditório Jamil Salomão, na FAM e é aberto ao público em geral.

Luis Capucci - redacao@portalatualidade.com.br
Foto: Divulgação
A FAM (Faculdade de Americana) realiza a Semana de Integração do Curso de Medicina Veterinária entre os dias 11 e 15 de fevereiro. O tema principal do evento vai ser bem-estar dos animais de produção (bovinos, aves, suínos, entre outros). Todas as palestras são abertas para o público em geral. 


De acordo com a professora Josemara Neves Cavalcanti, que também é coordenador do curso de veterinária da FAM, a temática do evento é muito atual e relevante. “O tema bem-estar animal está bastante em discussão hoje na sociedade principalmente pela busca dos alimentos de origem animal de melhor qualidade e provenientes de animais que não tenham sofrido devido as técnicas ou manejo de criação”, explicou ela.

Devido a relevância do tema  ”bem-estar animal”, em junho de 2017, um grupo de alunos do Curso de Medicina Veterinária da FAM tomou a iniciativa de formar a Equipe de Bem-Estar e Ambiência Animal (EBAA), em parceria com o  Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Piracicaba.  

O grupo tem como objetivos fomentar a pesquisa em nível de iniciação científica, junto aos alunos do curso de Medicina Veterinária da FAM, e de instigar a sociedade americanense e dos municípios vizinhos a participar dos debates referentes a tão importante tema. O EBAA está com alguns projetos em andamento e em setembro de 2017, um dos seus trabalhos foi premiado no IV Simpósio de Iniciação Científica da Faculdade de Cantareira, em São Paulo. 

“A ideia de discutir esse tema surgiu de reuniões da equipe de Bem-Estar e Ambiência Animal, que é formado por alunos e também professores do curso de medicina veterinária da FAM. Esse grupo está realizando algumas pesquisas e estudos sobre bem-estar animal.  Um dos projetos agora em andamento consiste em fazer uma pesquisa sobre as opiniões que as pessoas têm (especialmente no caso de consumidores de proteína animal) sobre a forma que os animais são criados e se eles sabem que esses seres também sofrem e têm sentimentos. Isso voltado para os animais de produção”, relatou a coordenadora do curso de veterinária da FAM. 

Palestrantes e pesquisadores muito conceituado vão estar no evento para falar sobre o tema. A Semana de Integração do Curso de Medicina Veterinária acontece no Auditório Jamil Salomão, na FAM, que fica Av. Joaquim Bôer, 733, no Jardim Luciane, em Americana.

Veja a programação completa:  https://bit.ly/2REjJ7l
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018