01/02/2019 às 18h59min - Atualizada em 01/02/2019 às 18h59min

Munícipes reclamam de água com coloração escura em Americana

DAE diz não ter como definir quando o problema será resolvido

Luis Capucci - [email protected]
Foto: Reprodução/ Facebook
Moradores de diversos bairros de Americana têm relatado que a água está saindo das torneiras com uma coloração escura e terrosa.  Segundo informações do DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, o motivo do problema seria uma redução e/ou intermitência de água nas torneiras e a autarquia afirmou que ainda não teria como definir quando o problema seria solucionado.

O gerente Fausto da Silva Oliveira, que mora no bairro Jardim Paulistano, foi um dos prejudicados por essa situação. “O problema começou por volta das 16h de ontem. A água estava muito escura. Não dava para fazer nada com ela”, relatou ele.

O DAE (Departamento de Água e Esgoto), através da assessoria de imprensa, explicou que existe uma redução e/ou intermitência de água nas torneiras, que faz com que o líquido retorne fazendo um arraste e trazendo junto uma lavagem na tubulação. De acordo com autarquia, a qualidade da água não é afetada por esse problema.

Ainda segundo O DAE, a situação acontece principalmente “nos bairros em que existem redes de distribuição em ferro fundido que, devido à intermitência, provoca o arraste de material na tubulação.”

Quanto a data para resolução do problema, a autarquia declarou que não tem como definir. “O DAE tem equipes atuando na cidade com descarga em redes de água com o objetivo de eliminar a sujeira provocada pelo arraste.”, trouxe a nota.

Comissão
O vereador Rafael Macris (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em pede a composição de Comissão Especial para Estudos
e Acompanhamento de problemas relacionados ao Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE).

De acordo com o parlamentar, o objetivo da comissão será avaliar problemas operacionais e administrativos em relação a questões como falta de água, aumento de tarifa, rompimento de adutoras, vazamentos, reparos em calçadas e vias públicas, possíveis problemas elétricos e na captação, tratamento e distribuição de água, coloração da água, ar no encanamento e demora no atendimento dos chamados, entre outros.
Notícias Relacionadas »
Comentários »