01/02/2019 às 09h04min - Atualizada em 01/02/2019 às 09h04min

OMA faz observação pública hoje em Americana

As sessões acontecem todas as sextas-feiras, desde que tenham condições climáticas favoráveis.

Assessoria de Imprensa
Foto: Marilia Pierre
O tradicional OMA (Observatório Municipal de Americana) abre nesta sexta-feira (1/02), a partir das 20 horas, para mais uma observação pública gratuita. As sessões acontecem todas as sextas-feiras, desde que tenham condições climáticas favoráveis.


De acordo com a administração do espaço, a procura pela atração é grande e inclui ainda a presença de turistas semanalmente. O acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula é proibido, mas os pequenos também podem observar o céu através de telescópios externos, colocados no pavimento superior do OMA. A entrada para o espaço é feita pelo portão principal do Jardim Botânico.

Histórico do OMA

Administrado pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e inaugurado em 04 de Agosto de 1985, o OMA foi o segundo no gênero a ser implantado no país. É um complexo pedagógico, cultural, científico e turístico e está situado em uma área privilegiada entre o Parque Ecológico Cid Almeida Franco e o Jardim Botânico. As principais dependências do OMA são: sala para cursos e palestras com 40 lugares, hall para exposições, laboratório fotográfico, biblioteca, gabinete dos astrônomos, cúpula com 4.50m de diâmetro e um terraço para observações a céu aberto. Na parte externa do prédio estão instalados três modelos de relógio de Sol (sendo Equatorial, Horizontal e Vertical).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407-2985. 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »