31/01/2019 às 14h11min - Atualizada em 31/01/2019 às 14h11min

Alunos do Senac Americana disponibilizam games no Facebook

Desenvolvidos durante as aulas do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, projetos recebem feedbacks de usuários da rede social

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução
Hoje, os principais games do mundo buscam enredos cada vez mais imersivos, que levam os jogadores a se sentirem parte da história. Essa proposta, inclusive, direcionou dois dos títulos mais aclamados de 2018: os megahits God of War e Red Dead Redemption 2, que colecionaram prêmios, críticas positivas e milhões de admiradores ao redor do mundo.

Porém, para os programadores chegarem nesse nível de detalhe gráfico e jogabilidade, é preciso horas e horas de testes, experimentações e feedbacks de gamers experientes. Uma prática que os profissionais chamam de gameplay, em que os jogadores avaliam o que está bom e o que não está na produção do jogo, resultando posteriormente em correções leves e até mudanças mais profundas.

Baseados nessa prática, alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac Americana disponibilizaram games desenvolvidos em sala de aula no Facebook, justamente para obterem um retorno de usuários da rede social sobre as produções. Com a orientação dos docentes Guto Xavier, Danilo Dionísia e Giovan Barreira, os estudantes criaram uma página na rede social somente para publicar os jogos.

“A ideia evoluiu a partir da necessidade de expandir o alcance dos jogos e divulgá-los de forma independente. E, para isso ocorrer, nada melhor do que usar as redes sociais, que são uma grande vitrine. Os alunos pensaram, ainda, em uma ficha de avaliação para os testes presenciais, viabilizando melhorias contínuas e precisas”, detalha Guto.

Um dos estudantes responsáveis pelo processo de criar e divulgar os jogos é Jean Carlos da Nóbrega Nunes, de 26 anos. Ele conta que, por ficar muito tempo desenvolvendo a ideia, acaba entrando em um ciclo que impossibilita de ver os erros que precisam ser corrigidos. “Geralmente, testamos com alunos de outros cursos do Senac, mas como eles nem sempre estão disponíveis, tivemos a ideia de disponibilizar para o público em geral, o que tem nos proporcionado um ótimo feedback do que precisamos melhorar”, relata.

Segundo Danilo, docente que acompanhou a maioria dos feedbacks, as informações repassadas após os gameplays têm sido satisfatórias. “Como é de se esperar, nem todos os retornos são positivos. E é justamente a partir disso que surgem oportunidades de melhorias, e os alunos aprendem, também, a trabalhar a parte emocional sobre como lidar com frustrações”.

 
Jogos disponíveis
A página mantida pelos estudantes pode ser acessada por este endereço https://goo.gl/uYQASM e conta, atualmente, com cinco jogos. Para conhecer os games disponíveis, basta clicar nos links que hospedam os trabalhos e se divertir. Não deixe de enviar a sua opinião sobre a experiência pelo inbox do Facebook. “Por meio dessas experimentações, as mecânicas analógicas são aprimoradas e enriquecem o aprendizado”, explica Giovan, docente da unidade.

Para quem é fã de jogos e pretende investir na área, o Senac Americana também disponibiliza o curso Games 2D - criando seu primeiro jogo. De curta duração, a capacitação aborda a plataforma mais famosa do mercado digital e é a porta de entrada para outras qualificações. Saiba mais pelo Portal Senac:www.sp.senac.br/americana
 
Serviço:
Games 2D - criando seu primeiro jogo
Data: de 30 de maio de 2019 a 11 de julho de 2019
Horário: terça e quinta-feira, das 13h30 às 17h30
 
Senac Americana
Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 - Vila Gallo – Americana/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/americana
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »