31/01/2019 às 12h01min - Atualizada em 31/01/2019 às 12h01min

Vagner Malheiros pede informações sobre reajuste da tarifa de transporte intermunicipal em Americana

"Milhares de usuários do transporte metropolitano forma surpreendidos pelo aumento na tarifa nesta semana. Mesmo sabendo que trata-se de um serviço público de competência estadual, é necessário que o município participe ativamente na organização desse transporte sugerindo e cobrando melhorias, bem como se manifestando contrário a alguns aumentos muito acima da reposição dada ao salário dos trabalhadores", declarou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução/ Facebook
O vereador Vagner Malheiros (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre o reajuste da tarifa de transporte intermunicipal autorizado pela Secretaria Estadual de Transporte Metropolitano.
 
No documento, o parlamentar destaca que o reajuste aplicado na região foi de 10% em média, percentual superior ao IPC-FIPE registrado em 2018. O índice, que é utilizado oficialmente pelo governo do estado de São Paulo para cálculo do reajuste, fechou o ano em 3,32%.
 
“Uma das justificativas apresentadas para o índice de aumento aplicado foi o aumento no custo do combustível e de folha de pagamento. Entretanto, mesmo após o anúncio da alta no valor do preço do diesel, a partir de 1º de janeiro, a Petrobrás declarou que o preço atualmente praticado acumula uma queda de 2,1% ao valor médio do combustível durante o ano de 2018”, comenta Malheiros.
 
“Milhares de usuários do transporte metropolitano forma surpreendidos pelo aumento na tarifa nesta semana. Mesmo sabendo que trata-se de um serviço público de competência estadual, é necessário que o município participe ativamente na organização desse transporte sugerindo e cobrando melhorias, bem como se manifestando contrário a alguns aumentos muito acima da reposição dada ao salário dos trabalhadores”, acrescenta.
 
No requerimento, Malheiros pergunta se a administração municipal é consultada pela secretaria estadual de Transporte Metropolitano sobre o aumento proposto à tarifa do transporte e que providência o Executivo pode adotar caso verificado que o índice aplicado ao atual aumento seja abusivo.
 
Questiona, ainda, se foi encaminhada cópia do termo de compromisso apresentado pelas empresas concessionárias estipulando benefícios e prazos acordados para autorização do reajuste e se a administração municipal possui algum poder fiscalizatório para verificação do serviço de transporte metropolitano que atende Americana.
 
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31).
 

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018