07/12/2018 às 16h29min - Atualizada em 07/12/2018 às 16h29min

Comandante Rafael Cambuí deve ser o pré-candidato a prefeito do PSL em Paulínia

Durante sua gestão, o número de roubos de veículos foi reduzido em 87%

Luis Capucci
Foto: Reprodução/PM
O comandante da Polícia Militar de Paulínia, Capitão Rafael Cambuí, surge como um possível pré-candidato a prefeito pelo PSL em Paulínia de acordo com conversas dos bastidores políticos. Cambuí trabalha na cidade desde de 1º de abril de 2014. Durante sua gestão, o número de roubo de veículos foi reduzido em 87% e de roubos no geral em 60%. Isso fez com que a força de Paulínia ganhasse do Instituto Sou da Paz o Prêmio Polícia Cidadã, o maior das Polícias do Estado de São Paulo, em 2016. 

Paulínia vive uma grave crise política que reflete a que também ocorreu na esfera nacional. A cidade é atualmente administrada interinamente pelo presidente da Câmara Ednilson Cazellato, o Du Cazellato (PSDB), que assumiu a gestão no dia 7 de novembro, após o cargo de prefeito ser declarado vago pela justiça. O então prefeito, Dixon Carvalho (PP) teve seu mandato cassado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) por irregularidades na campanha de 2016. O vice, Sandro Caprino (PRB) também foi afastado. Porém, com a mudança de presidente da câmara no final do ano, a cidade pode ter um outro prefeito no início de 2019. Seria o 12º em cinco anos. 

Quando Carvalho foi cassado, eleições suplementares seriam chamadas em 90 dias, mas ele conseguiu uma liminar impedindo isso de ocorrer até que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgue em definitivo os recursos apresentados pela defesa dele. Mas ela pode acontecer no caso de condenação do atual prefeito, o que abre caminhos para candidatos como o Capitão Rafael Cambuí. 
Em Paulínia, a deputada estadual Janaina Paschoal do PSL foi a mais votada da cidade com 6. 808 votos. Já os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselman, do mesmo partido, tiveram 6.606 e 3.290 respectivamente no município. 
O Portal Atualidade conversou com comerciantes do Centro de Paulínia e a possibilidade de Cambuí ser candidato a prefeito agrada a maioria deles. Muitos acreditam que ele iria colocar a cidade nos eixos novamente. 

O Portal Atualidade tentou entrar em contato com o Capitão Rafael Cambuí, mas as ligações não foram atendidas.
Notícias Relacionadas »
Comentários »