07/11/2018 às 12h26min - Atualizada em 07/11/2018 às 12h26min

Após ser picada por escorpião, menina de 10 anos morre em S. Bárbara

A família deve entrar com uma ação judicial contra a Prefeitura de Santa Bárbara pela falta do soro antiescorpiônico.

Luis Capucci - [email protected]
Foto: Reprodução
Maria Eduarda Pigato, de 10 anos, moradora do Jardim Europa, em Santa Bárbara d’ Oeste, faleceu na manhã de hoje (07) após levar duas picadas de escorpião, uma no pé e outra na mão. Ela foi levada até o Pronto-Socorro Dr. Édison dos Santos Mano, mas de acordo com o relato da família, o local não possui soro antiescorpiônico e o medicamento chegou tarde demais.

Segundo Cleiton Renato Ferreira, que é padrasto de Maria, ela estava na casa da avó quando foi picada pelo escorpião e familiares já correram para levá-la até o Pronto-Socorro. “Não tem soro antiescorpiônico no hospital e demorou para chegar. O médico me falou que não tem na rede de saúde inteira da cidade”, relatou o padrasto.

A família deve entrar com uma ação judicial contra a Prefeitura de Santa Bárbara. “Minha cunhada está fazendo um boletim de ocorrência por negligência médica e eu vou entrar com uma ação contra a prefeitura”, declarou o padrasto.

A Prefeitura de Santa Bárbara, através de sua assessoria de imprensa, afirmou: “A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste informa que a paciente deu entrada no PS "Dr. Edison Mano" às 6h15, com os pais relatando o caso de picada de escorpião. Prontamente a paciente foi atendida pela equipe médica, com realização de bloqueio e demais procedimentos de emergência. Além do rápido acolhimento e pronto atendimento, todo o protocolo necessário foi devidamente seguido. Conforme diretrizes dos serviços de Saúde, o contato com a Unicamp – referência regional neste tipo de caso – foi realizado e todo o atendimento foi devidamente acompanhado. O soro antiescorpiônico foi solicitado ao Município de Americana – polo na microrregião que engloba Santa Bárbara d'Oeste. A paciente veio a óbito às 7h45, antes mesmo que o soro pudesse ser aplicado.” Os questionementos sobre a falta do soro na cidade não foram respondidos pela Administração Pública. 

O sepultamento de Maria Eduarda acontece amanhã (08) às 9h no Cemitério do Parque Gramado, em Americana.
Notícias Relacionadas »
Comentários »