25/10/2018 às 13h46min - Atualizada em 25/10/2018 às 13h46min

Projeto de lei que veta exposição de saleiros em estabelecimentos comerciais será votado na sessão de hoje da Câmara de Americana

O projeto foi protocolado em abril e já sofreu um pedido de vista

Luis Capucci - [email protected]
Foto: Reprodução/ Facebook
Um projeto de lei, de autoria do vereador Professor Padre Sergio (PT), que proíbe a exposição de saleiros em mesas de restaurantes, lanchonetes e bares será votado na sessão de hoje (25) da Câmara Municipal de Americana. A legislação, se aprovada e sancionada pelo prefeito, prevê uma multa de R$ 257 para os estabelecimentos comerciais que não a cumprirem. O projeto foi protocolado em abril e já sofreu um pedido de vista.



De acordo com o parlamentar, o objetivo é adotar políticas públicas de prevenção e combate à hipertensão. “As doenças do aparelho circulatório estão estritamente relacionadas ao consumo excessivo do sal de cozinha.  O Ministério da Saúde adverte que um em cada quatro brasileiros é diagnosticado com hipertensão, e legislação semelhante já foi adotada em cidades como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Guarujá (SP), de forma a prevenir o consumo descomedido deste ingrediente”, defende Padre Sergio.

Ainda segundo o vereador, em Americana foi registrada no período de 2013 a 2016 uma média de 300 óbitos por ano causados por doenças do aparelho circulatório, segundo informações da secretaria municipal de Saúde.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »