23/10/2018 às 20h59min - Atualizada em 23/10/2018 às 20h59min

Instituto aponta baixo grau de satisfação da população com a saúde de S. Bárbara

É citado ainda o caso do Centro de Especialidades, onde pacientes tiveram que enfrentar filas com mais de 600 pessoas para conseguir marcar uma consulta

Luis Capucci - [email protected]
Foto: Reprodução/ Google Street View
O INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) divulgou que a população de Santa Bárbara d’ Oeste aponto baixo grau de satisfação com a saúde pública do município no terceiro trimestre. O prefeito Denis Andia (PV) utiliza os números divulgados pelo instituto para divulgação em suas redes sociais.


A saúde pública teve uma queda na avaliação já no segundo semestre deste ano, mas a nova piora impediu que o setor garantisse grau médio, caindo então para baixo. Os possíveis motivos apontados pelo Indsat seriam as reclamações sobre falta de médicos nas principais Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que tem gerado lotação em dias de atendimento.

É citado ainda o caso do Centro de Especialidades, onde pacientes tiveram que enfrentar filas com mais de 600 pessoas para conseguir marcar uma consulta.

O instituto também analisou os índices de satisfação com outros 15 serviços públicos da cidade. Entre eles, a saúde foi o segundo pior setor no munícipio, só perdendo para a geração de empregos.

O INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva para classificação baseadas em critérios como ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Em Santa Bárbara, 400 moradores foram entrevistados.

As entrevistas indicaram que quase metade dos moradores do munícipio estão insatisfeitos com a área de saúde (47% avaliaram o setor como ruim ou péssimo). A insatisfação é maior entre pessoas de 31 a 50 anos e que possuem Ensino Superior.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »