28/09/2018 às 18h42min - Atualizada em 28/09/2018 às 18h42min

Nova UBS da Vila Grego e Residencial Furlan é inaugurada em S. Bárbara

Entra em funcionamento nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, a partir das 7 horas

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A região da Vila Grego e Residencial Furlan ganhou uma das maiores UBSs (Unidade Básica de Saúde) de Santa Bárbara d´Oeste nesta sexta-feira (28). O prefeito Denis Andia inaugurou a UBS “Elias David Fernandes - Elias do Raio-X”, unidade que entra em funcionamento nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, a partir das 7 horas. O atendimento, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30, será realizado por meio do novo modelo da Atenção Básica. O telefone do local é o 3454-8402.







A nova unidade impressiona. São 657 metros quadrados, entre salas de administração, reuniões, vacinação, farmácia, almoxarifado, descontágio e utilidades, espera, curativos, consultórios, copa, vestiários, abrigo de resíduos sólidos, sanitários especiais para cadeirantes, entre outros. Ela está localizada na Rua Arthur Amaral, nº 30 e atenderá moradores dos bairros Vila Grego, Vila Santana, Vila Pacheco, Vila Brasil, Residencial Furlan, Vila Santa Cruz, Siqueira Campos, Santa Terezinha, Jardim Primavera, Residencial Dona Margarida, Jardim Augusto Cavalheiro, Jardim Industrial, Vila Oliveira, Vila Diva, Vila Lola, Vila São José, Santa Cecília, Chácara São José, Colina Santa Bárbara, Vila Maria, Jardim América, Vila Alves, Jardim Alfa, Jardim Flamboyant, Terras de Siena, Centro, Vila Teixeira, Vila Santa Bárbara, Vila MacKnight, Vila Breda, Chácara Santa Cruz, Vila Pires e Beira Rio.

Para o prefeito Denis Andia, a nova UBS da Vila Grego e Residencial Furlan começa a funcionar da melhor maneira possível. “Aqui o cidadão não precisa agendar consulta, em um modelo diferente do que ocorre em todo o Brasil. Esse é o sexto posto de saúde que entregamos em menos de 6 anos. E temos mais dois que já estão sendo construídos. Neste tempo todo, a área da Saúde foi reestruturada, com muito planejamento. Vamos fazer ainda mais”, disse Denis. “A UBS leva o nome do Elias, um profissional muito querido e que cuidava de todos. Essa homenagem faz todo o sentido, porque o que queremos oferecer aqui é acolhimento, algo que o Elias fazia”, acrescentou o prefeito.

“Essa unidade é um exemplo que o SUS dá certo desde que esteja em boas mãos, como Santa Bárbara está”, comentou a diretora do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde de Campinas), Mirela Povinelli – que no ato representou o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago. “Colocar uma unidade de atendimento de saúde em funcionamento é um grande desafio, mas o prefeito Denis Andia é muito compromissado e leva a sério tudo que faz. Notamos isso quando ele foi o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Sendo assim, só temos que parabenizar”, completou a diretora executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Ester Viana.

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, vereador Kadu Garçom, ressaltou a confiança depositada na Administração Municipal do prefeito Denis Andia. “Questionaram se a unidade realmente ia funcionar. E como bom mineiro eu respondi: espera para ver! A administração do prefeito Denis Andia tem meu apoio inabalável”, disse. O vereador Celso Ávila, um dos autores da Lei que denomina a UBS, agradeceu o apoio de todos os vereadores. “Todos entenderam a importância do Sr. Elias para a sociedade, essa homenagem é de toda a Câmara Municipal. Ele será sempre lembrado neste espaço tão sonhado pela população”, declarou.

Marcelo Fernandes, filho do homenageado, agradeceu em nome da família, emocionando a todos. “Meu pai era um homem de muita fé, dedicado ao trabalho, que realizava tudo com amor. Muito obrigado pela homenagem. Agradeço a Deus também pela minha mãe poder estar aqui presenciando esse evento”, disse olhando para a mãe, Tereza Aparecida Pressuti Fernandes, que respondeu com lágrimas nos olhos.

A nova UBS da Vila Grego e do Residencial Furlan foi construída com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em convênio entre o Município e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). A nova unidade integra um pacote de investimentos de mais de R$ 10 milhões, que prevê ainda a construção das novas UBSs do Conjunto Roberto Romano e Jardim Laudissi e do São Francisco 2 e Santa Rita. Além disso, um novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) no Jardim Fernando Mollon entrará em funcionamento no início do próximo mês.

Participaram ainda da inauguração o vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan, a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, secretários municipais, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, a presidente do Comusa, Nadir Amâncio de Lima, vereadores, representantes de entidades do Município, da sociedade civil e moradores do bairro.
Notícias Relacionadas »
Comentários »