15/03/2017 às 22h51min - Atualizada em 15/03/2017 às 22h51min

Nova Odessa registra queda de 90% nas notificações de casos de dengue

Administração tem realizado série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue e também do zika vírus e chikungunya.

Redação
Reprodução
A Secretaria de Saúde de Nova Odessa registrou uma queda de 90% nas notificações de casos de dengue neste ano em comparação com o mesmo período do ano passado e segue sem nenhum caso confirmado da doença. Até o Momento, foram feitas 24 notificações pela Vigilância Epidemiológica, sendo 21 casos negativos, e três que ainda aguardam resultados de exames. No mesmo período do ano passado, a cidade contabilizava 230 notificações e 40 casos positivos.
 
Para o secretário de saúde, Vanderlei Cocato os resultados são positivos, porém é preciso seguir com as ações de conscientização. "Nossa rede pública está preparada para atender os pacientes, mas ficamos felizes em dizer que não tivemos casos da doença neste ano. Acredito que este resultado é fruto das ações realizadas nos últimos anos e que certamente continuarão", afirmou.
 
Cocato ainda afirma que a Saúde tem realizado mutirões e ações de orientação, mas o combate a doença está diretamente ligado à população, que colabora ao manter sua casa e locais de trabalho limpos, evitando a proliferação do Aedes aegypti.
 
Em fevereiro, Nova Odessa participou do 2º Mutirão Regional de Combate a Dengue. Durante a ação foi recolhida uma caçamba com materiais que poderiam servir de criadouro do mosquito. O evento teve ainda caminhada de conscientização e uma equipe realizou, com apoio da Defesa Civil de Nova Odessa, limpeza das calhas das escolas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e pontos de ônibus.
 
Além disso, a cidade realiza todos os meses em parceria com o Governo do Estado mutirões para orientação dos moradores. "Este é um assunto que não podemos descuidar e as ações terão continuidade", afirmou o secretário.
 
Nova Odessa conta também com o projeto pioneiro "Dengue, nem vem que não tem", em que uma Kombi adaptada é utilizada como laboratório itinerante nas escolas da rede pública de educação municipal, além de escolas estaduais e particulares, entidades e empresas.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »