24/04/2017 às 19h51min - Atualizada em 24/04/2017 às 19h51min

Spasb realiza 154 castração de animais domésticos no Conjunto Romano

Redação
Reprodução


De 19 a 22 de abril, a Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara d´Oeste (Spasb) realizou mutirão de castração de animais domésticos, no Conjunto Habitacional Roberto Romano. Em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente foram esterelizados e microchipados 154 animais. A ação foi realizada no Trailler “O Castra Móvel”, instalada no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro.






 

O trabalho teve início no dia 25 de março, com o cadastro dos animais, de proprietários de baixa renda, do bairro. A equipe da Spasb realizou o trabalho Porta Porta, para conhecer as famílias, orientar sobre a vacinação e explicar a importância da castração para os animais.
 

“Acredito que em breve vamos voltar com o trabalho no Romano, já que a demanda foi grande e muita gente (proprietários) ainda ficou na fila de espera. A ação também deve ser realizada em outros bairros considerados de vulnerabilidade, como por exemplo, os que têm maior índice de abandono, de animais pelas ruas”, explicou Kátia.
A voluntária disse também que o Fundo Social de Solidariedade deve solicitar nos próximos dias um levantamento de maior indice de animais, para que assim, seja direcionado o trabalho a esses locais. 

A castração é o único meio efetivo de controle populacional e claro, previne doenças e tumores. Outro beneficio é que facilita o convívio, deixando o bichinho menos agressivo. A Castração Precoce (antes dos 4 meses) é indicada para garantir todos esses benefícios à saúde de cães e gatos, fêmeas e machos. Segundo especialistas, a castração aumenta a vida do animal em pelo menos cinco anos.

O procedimento da castração é simples, rápido e seguro.  Retira-se o útero, ovários e tubas uterinas, com o animal sob anestesia geral.
Nos machos, a remoção dos testículos por uma pequena incisão não leva mais do que quinze minutos. Nas fêmeas, a cirurgia que retira útero e ovários demora entre trinta e quarenta minutos. O ideal é realizar a castração no primeiro ano de vida – para as fêmeas, entre dois e quatro meses, quando o organismo ainda não sofreu as mudanças hormonais do primeiro cio.
 
A Spasb fica na Rua Cabreúva, 300 Vila Lola e atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30. Aos sábados a entidade promove a Feira de Adoção de animais na Praça Central , ao lado da Igreja Matriz, das 10h às 13h00.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »